quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Faça exercícios de ciências da natureza

Dando continuidade à série sobre o novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o Agora publica hoje cinco questões de ciências da natureza e suas tecnologias, que estiveram presentes em um simulado aplicado pelo curso Anglo.

A prova dessa área do conhecimento, que envolve conteúdos de física, química e biologia, terá, no Enem, 45 testes. Hoje, a reportagem traz também a resolução comentada de cada questão.

Os testes do novo exame exigirão que o candidato saiba avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana e medidas de conservação.

As perguntas de física devem priorizar a capacidade do aluno em resolver problemas, e não em decorar fórmulas, embora o estudante tenha de conhecê-las.

Também é importante que o aluno saiba relacionar os fenômenos físicos
com fatos cotidianos, como situações ligadas à eletricidade. As questões de química deverão exigir que o aluno relacione questões do dia a dia a reações e alterações químicas. Além disso, o candidato deverá conhecer as relações da química com problemas e soluções do meio em que vive.

Quanto à biologia, o Enem pede que o estudante compreenda interações entre o ambiente e o organismo, em especial àquelas relacionadas à saúde do homem. A biotecnologia, os seus benefícios e suas limitações, além das questões éticas que envolve, também devem aparecer.

Nenhum comentário: