sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Enem antecipa tensão para vestibulandos

A ansiedade tradicional de quem faz vestibular e o reforço nos estudos na véspera das provas chegou mais cedo para muitos juizforanos este ano. é que a disputa por uma vaga no ensino superior também foi antecipada, com a possibilidade de utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso na UFJF e nas universidades tradicionalmente mais procuradas pelos estudantes da cidade.

Acostumados com provas seletivas no final do ano, os candidatos, agora, serão testados no meio do segundo semestre letivo. O Enem 2009 que está marcado para os dias 3 e 4 de outubro, já muda a rotina em colégios e cursinhos locais e começa a tirar o sono de muitos estudantes.

"O exame nacional agora é uma poderosa ferramenta de ingresso ao ensino superior. Transformou-se em algo tão importante quanto o próprio vestibular. O problema é que essa disputa acontece logo depois das férias do meio de ano. A preparação do vestibulando ficou, de certa forma, mais curta", ressalta o candidato ao curso de engenharia elétrica Samuel Loures da Mata, 19.

A impressão de que "o ano letivo ficou menor" também é compartilhada por Natália Amorim, 20, que prestará vestibular para farmácia. "Ano passado, quando tentei vestibular pela primeira vez, eu ainda estava calma em agosto, porque acreditava que tinha tempo suficiente para aprender o que estava com dificuldade. Hoje em dia, já estou nervosa," Ela conta que acirrou o ritmo de estudo logo que voltou de férias para garantir a vaga para a segunda fase da UFJF já com o Enem.

Muitos colégios tentam antecipar ao máximo o conteúdo previsto para todo o semestre, para evitar "surpresas". "é impossível que os estudantes façam o exame nos dias 3 e 4 de outubro e já conheçam todos os conteúdos. Mas estamos nos esforçando para evitar que isso aconteça em demasia. Estaremos, na época, com cerca de 160 dias letivos, quando o nosso calendário prevê 200," ressalta o diretor executivo do Colégio e Curso Opção, Luiz Antônio Daibert.

No Jesuítas, 50 alunos participantes de um projeto, aumentaram a carga horária e mudaram a rotina com 64 aulas extras oferecidas no período noturno, como forma de preparação para o Enem. Simulados Simulados do Enem também já estão sendo aplicados em diversas instituições da cidade, como Stella Matutina, Academia e Curso Cave, para ajudar o aluno a entender como será este novo auxílio no ingresso ao ensino superior.

"Criando-se testes com o mesmo número de questões (180), feitas de uma só vez, no mesmo horário, dá-se ao aluno mais possibilidade de entender como será o Enem deste ano, até agora uma completa novidade", diz o diretor de ensino do Cave, Nelson Ragazzi. Estudo contínuo para evitar problema

Além da antecipação da disputa das provas, outros fatores, de acordo com os vestibulandos, contribuem para o clima de tensão que toma conta das salas de aula já em agosto e setembro. O principal deles, segundo a candidata ao curso de medicina Marina Lopes Mechler Sarmento, 21, é a indefinição sobre que a prova vai cobrar. "Somos cobaias. Não sabemos como será o Enem, como será realizar 180 questões de uma única vez. Esse é o triplo do que estamos acostumados. é uma ansiedade que não tem como explicar."

Já para o candidato ao curso de direito Gustavo Weiss de Rezende, 17, o grande desafio é descobrir como resolver os exercícios diferenciados do Enem, que prometem ser interdisciplinares e mesclar o conteúdo da sala de aula com a interpretação do candidato. Para isso, ele realiza, sempre que pode, os simulados e exercícios parecidos com os que serão cobrados no exame.

A dica da coordenadora da Faculdade de Educação da UFJF, Déa Pernambuco, para garantir a vaga na universidade, sem nervosismo e independente da utilização do Enem é uma só: estudar, muito, de forma séria e contínua, para evitar que a sensação de ano mais curto exista. ?Todo e qualquer exame de avaliação exige compromisso. Quem faz sua base, preparado está.- Uso do Enem nas universidades mais procuradas pelos juizforanos*: - UFJF: o desempenho no exame nacional poderá substituir a nota da primeira fase do vestibular. O aluno escolherá o melhor resultado, mas não está desobrigado de resolver os testes da primeira etapa.

- Universidade Federal de Viçosa (UFV) - a nota do Enem vai compor 50% da nota final do vestibular e será adotada como critério para preencher vagas remanescentes - Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) - de 10% a 25% das vagas (percentual em discussão) serão preenchidas pelo Enem como fase única.

Os alunos poderão, ainda, usar o desempenho no exame como substituto da nota da primeira fase do processo seletivo. O Enem também será usado para preencher vagas remanescentes - Universidade Federal de Lavras (UFLA) - o exame nacional será utilizado como fase única e como critério de avaliação da oferta de vagas remanescentes - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - o Enem não será utilizado no processo seletivo deste ano - Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) - já adota o Enem como 50% da nota da prova de conhecimentos gerais da primeira fase - Universidade Federal de Itajubá (Unifei) - adotará o Enem como primeira fase - Universidade Federal de Alfenas (Unifal) - utilizará o Enem como fase única e no preenchimento de vagas remanescentes - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) - Utilizará o Enem como parte da nota (50%) da prova de conhecimentos gerais e para o preenchimento de vagas remanescentes - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - adotará o Enem como primeira fase - Universidade Federal Fluminense (UFF) - o Enem será usado como complemento da nota da primeira fase.

No caso de oriundos de escolas públicas, o desempenho no exame nacional servirá de bônus de 10% a 15% na segunda fase - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) - adotará o Enem como fase única para preencher vagas remanescentes já em 2009 *mudanças válidas já para o concurso do final do ano Fonte: Ministério da Educação (MEC)