sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Prova de Matemática do Novo Enem 2009 – Dicas de Estudo

A principal diferença da prova de matemática do novo Enem para as provas convencionais é que não existirão os exercícios tradicionais de matemática, mas sim uma integração dos conteúdos.

O aluno deve aprender além das fórmulas, pois a matéria será utilizada como instrumental para as outras disciplinas. é importante saber interpretar os enunciados, gráficos e tabelas. Muitas vezes a resposta está contida dentro do enunciado.

A leitura cuidadosa dos enunciados ajuda o aluno a não cair nas “pegadinhas”, não se deixando levar por aquilo o que parece ser mas não é. O esquema é raciocinar de forma lógica e por deduçãoe e eliminação chegará ao resultado.

Os conteúdos de matemática mais cobrados em provas do Enem são: Geometria Plana e Espacial, Problemas de Probabilidade e Estatística e Cálculos de Porcentagem.

Tanto para a prova de matemática, como para outras disciplinas, a leitura e interpretação dos textos é fundamental. Portanto, o hábito de ler ajudará o aluno na resolução das questões.

Cuidado também com a interpretação de gráficos e tabelas. Veja aqui algumas dicas.

Os simulados também são importantes para que o aluno se familiarize com as questões cobradas pelo enem. Veja aqui provas dos anos anteriores.

Clique aqui e faça o Simulado da Prova de Matemática do Enem 2009.

Bons estudos!!