quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Enem cobra muita atualidade

O Enem, o PAS e os vestibulares cobram muita atualidade. Por conta disso, os alunos não devem ficar presos somente a livros de orientação didática. Assistir a programas de debates e noticiários, além de ler jornais e revistas são atividades primordiais.

Os editoriais desses veículos não devem ser esquecidos. Nas edições anteriores, problemáticas sociais foram uma tendência, conforme lembra a diretora pedagógica do curso pré-vestibular Alub, Josiane Helena de Oliveira. "O aluno tem que estar ligado na TV e ler muito", destaca.

Atenção especial também deve ser dada à cultura afro-brasileira, que, segundo o professor de história Anderson Batista de Melo, do curso Dínatos, é a bola da vez do Cespe. "Assuntos relativos à África têm grandes chances de cair no vestibular", afirma. Os alunos também devem estar atentos a bibliografia sobre comunidades indígenas, literatura de cordel e à educação artística.

Outra dica do professor Batista é se informar sobre peças de teatro brasileiras, ler sobre autores como Martins Penna e Augusto Boal, e acessar sites que tratem de filosofia, museus, cinema brasileiro. Uma boa referência para buscar é o site da Associação Nacional de
Professores de História, www.anpuh.org.

Na avaliação de César Berçott, professor de geografia do colégio Dromos e do curso Podion, é importante que o aluno veja que há outras realidades no mundo. As sugestões são o filme chinês Nenhum a menos; Quem quer ser um milionário?; Uma verdade inconveniente, em que Al Gore trata do aquecimento global, além do iraniano A Caminho de Kandahar, sobre o Afeganistão.

Para o aluno ficar mais ligado, Berçott indica o Segundo mundo, do indiano Parag Khann, para um panorama geral geopolítico, que mostra a luta de poderes entre Estados Unidos, União Europeia e China.


Vale a pena ler ainda O livreiro de Cabul, e A menina que roubava livros, do escritor australiano Markus Zusak, sobre a Segunda Guerra Mundial. As revistas Geografia e Filosofia também são interessantes. Entre os indicados para a primeira etapa do PAS, estão os filmes Para o dia nascer feliz, de João Jardim, e Encontro com Milton Santos, ou O mundo global visto do lado de cá, de Silvio Tendler.

No site do Eu,estudante, você confere e-books de vários títulos sugeridos para o PAS: A pele do lobo, de Arthur de Azevedo; Cartas Chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga; A alma encantadora das ruas, de João do Rio; Discurso do Método, do francês René Descartes; Dom Casmurro, de Machado de Assis; O manifesto comunista, de Marx e Engels. No site do Eu,estudante, você também pode assistir aos vídeos com comentários de professores sobre as obras

Nenhum comentário: