quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Inglês fica de fora do novo Enem em 2009, diz MEC

Simone Harnik
Ana Okada
Em São Paulo

O novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que pretende substituir vestibulares de instituições federais em todo o país, não vai ter perguntas de inglês em 2009. A disciplina é habitualmente avaliada pelos processos seletivos, mas foi excluída porque há escolas que não estão preparadas para o exame de idioma.

# "Espero que seja o fim do vestibular tradicional", diz ministro
# Faculdades particulares e estaduais podem aderir ao novo Enem
# O que você achou do novo Enem?
# Vestibular unificado será mais democrático

"Isso pegaria muita gente de surpresa", explicou o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Reynaldo Fernandes. "O novo Enem foi concebido com a prova de línguas, mas o comitê [que elabora as diretrizes da prova] achou que era melhor tirar esse ano."

Enem 2010 terá inglês e espanhol
Fernandes afirma que em 2010 a disciplina vai fazer parte da prova, com mais uma novidade: haverá a cobrança de conhecimentos de espanhol. "Como há escolas que ensinam espanhol em vez de inglês, vamos deixar a cobrança para o próximo ano. Este ano foi uma exceção".

O presidente do Inep ainda não deu detalhes, no entanto, sobre como será realizada a cobrança das disciplinas. Nem se o estudante poderá optar por um dos idiomas ou se terá de responder a testes dos dois.

O novo Enem
De acordo com a proposta do MEC, a prova do novo Enem será realizada em dois dias. Com 200 testes de múltipla escolha, serão avaliadas as áreas de linguagens; códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Ao se inscrever para a prova, o estudante terá o direito de optar por cinco cursos e instituições e, de acordo com a nota, simular a posição no curso pretendido, em comparação com as notas dos demais concorrentes. No sistema unificado, os pesos das provas podem ser diferentes, caso a instituição queira.

A proposta prevê a aplicação do novo Enem em 3 e 4 outubro e a divulgação das provas em 4 de dezembro. A divulgação do resultado final, com a correção das redações, foi sugerida para 8 de janeiro do próximo ano.

Tabela periódica e redação no Enem

A Cássia fez duas perguntas bem específicas sobre a prova do Enem. Primeiro, ela quer saber se a tabela periódica será fornecida no exame. Segundo o Inep (órgão do MEC responsável pelo Enem), o novo Enem não prioriza a decoreba "de fórmulas ou a simples memorização de conteúdos. Dessa forma, caso alguma questão utilize conhecimentos da tabela periódica, ela será, sim, fornecida".

Cássia também quer saber qual será a quantidade de linhas na redação. A resposta do Inep é a seguinte: "A redação não muda neste ano -será idêntica às edições anteriores, com no máximo 30 linhas".

Ajudou, Cássia?

Mande suas dúvidas para fovest@uol.com.br que a gente responde no blog.

Escrito por Equipe Fovest às 20h30