sexta-feira, 4 de julho de 2008

Teorema de Pitágoras no céu


Triângulo no céu!Pode isso?Você pode até não acreditar, mas esta é a maneira como os astrônomos medem distâncias muito grandes, veja este artigo da super interessante, e fique por dentro de como os cientistas conseguem fazer medidas tão astronômicas.

Astrônomos desenham triângulos no céu

Como os astrônomos medem as distancia em anos luz entre as estrelas e a terra?

1º-Os cientistas apontam um telescópio em direção da luz emitida pela estrela e traçam uma reta imaginária entre ela e a terra. Assim podem calcular o ângulo formado por esta reta e a órbita terrestre.

2º-seis meses depois é feita nova medição, que encontra um ângulo diferente, pois o planeta esta na outra ponta da sua órbita.com isso forma-se um triângulo.

3º-como há muito tempo os astrônomos já conhecem o diâmetro da órbita terrestre(300 milhões de quilômetros),que é a base do triangulo,e dois ângulos pode-se deduzir o tamanho dos outros lados do triangulo,que são as distancias da estrela nos dois momentos.

4º-assim como as distâncias a serem medidas, os lados do triangulo são enormes,então usa-se como medida o ano-luz(9,5 trilhões de quilômetros).O diametro da órbita da terra corresponde a cerca de 17 minutos-luz e a estrela mais próxima da terra(próxima centauri)esta a 4,3 anos-luz.

Agora você sabe para que serve esta tal de matemática,qual sua finalidade?Com este pequeno texto já da para imaginar as maravilhas que podemos fazer sabendo um pouco de matemática.

Ou seja, apenas utilizando os conceitos do teorema de Pitágoras podemos desvendar muitos mistérios da natureza.

Fonte:super interessante nº12 ano 12,12/98

Conversando sobre Matemática - Frações e porcentagem

Hoje, estudaremos as frações e a porcentagem em um novo campo de aplicação. Vamos acompanhar o encontro de Pedro, Marcos e Júlia.


Uma ótima semana!