sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Saiba o que fazer com o adiamento da prova do Enem

O MEC já tomou providências junto ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal para apurar eventuais responsabilidades criminais.


Com volume recorde de inscrições neste ano (mais de 4,1 milhões), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorreria nos dias 3 e 4 próximos, foi adiado nesta quinta-feira (1º), depois que foi denunciado o vazamento da prova.

O Ministério da Educação (MEC) já tomou providências junto ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal para apurar eventuais responsabilidades criminais relativas ao vazamento.

Tire suas dúvidas sobre o Enem com perguntas e respostas:

Por que foi adiado?
O vazamento da prova do Enem levou o MEC a cancelar na madrugada desta quinta-feira (1º) a prova, que seria aplicada no fim de semana em 1,8 mil cidades do país. A decisão foi tomada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, após ter sido alertado pela reportagem do "Estado de São Paulo" sobre a quebra do sigilo do exame.

Era realmente necessário adiar?
Sim, pois o MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disseram que precisam reorganizar a logística da aplicação, assim como identificar quais falhas no sistema de segurança permitiram o vazamento.

Além disso, uma segunda prova que o Inep já possui precisará ser impressa e redistribuída às cidades que realizarão a prova.

Quando será o novo exame?
O novo dia exato da prova deve ser anunciado nos próximos dias, mas o ministro Fernando Haddad já informou que o exame será realizado entre 30 e 45 dias, se adequando às datas de realização de vestibulares.

É preciso nova inscrição?
Não será necessária nova inscrição. Os estudantes já inscritos serão comunicados sobre as mudanças da prova.

Muda o local da prova?
Isso ainda não foi definido. O Inep diz que os inscritos serão comunicados da confirmação da nova data e do local das provas por meio da página do Enem na internet e também pelo telefone celular informado no ato da inscrição.

Como fica a situação dos estudantes que iriam fazer a prova em outras cidades?
Ainda não se sabe se os locais de prova serão mantidos. O candidato precisa aguardar a reorganização da logística de aplicação das provas.

Será um exame diferente do original?
De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a prova original deverá ser utilizada como um simulado. O Inep já possui uma segunda versão do exame que será usada oficialmente.

Para que serve o Enem?
O Enem é utilizado pelo Governo como referência para uma auto-avaliação sobre o ensino médio e qualidade do ensino. A nota que o aluno conseguir no exame é utilizado como critério de seleção de bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Além disso, diversas universidades federais planejam usar o resultado do Enem como primeira fase do processo seletivo, aplicando em seguida uma segunda etapa. Outras faculdades, utilizam o resultado do exame para complementar a nota do vestibular.

A divulgação do resultado vai atrasar?
Sim. Segundo o Inep, o resultado final das provas, inicialmente previsto para o dia 8 de janeiro, deve atrasar em cerca de um mês.

As universidades usarão o Enem mesmo assim?
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) anunciou que não utilizará as notas do exame, caso os resultados não estejam disponíveis até o dia 30 de novembro.

Existe algum telefone para que os estudantes possam tirar suas dúvidas?
Sim. O estudante pode ligar para o número 0800 61 61 61 ou enviar um e-mail para o endereço faleconosco@inep.gov.br.

Há a perspectiva de terceirização da prova? Caso haja a terceirização, como será a seleção da instituição?
A impressão, distribuição e aplicação do Enem já é terceirizada. Ainda não se sabe se empresa que venceu a licitação dessa edição será mantida após o vazamento da prova. Caso seja constatado que a culpa pela fraude é da empresa, pode ser feito uma contratação emergencial de outro prestador de serviço. Nesse caso, não será feita licitação em função da urgência no processo.