terça-feira, 22 de setembro de 2009

A TARDE lança simulado virtual do Enem na quarta-feira

A TARDE

Os 444 mil baianos inscritos no Enem vão receber uma ajuda na preparação para a prova. O Grupo A TARDE lança, nesta quarta, 23, uma série de iniciativas envolvendo vários canais de informação. Serão oferecidos quatro cadernos especiais encartados no jornal, um canal de informações no Mobi A TARDE(via celular) e um teste simulado virtual no portal A TARDE On Line.

O projeto tem o patrocínio da Rede FTC e o apoio do curso e colégio Análise e da revenda de celulares Selfshop/Tim. Os encartes no jornal não terão custo adicional e seguem o modelo da nova prova, com 45 questões. O primeiro, Linguagens e Códigos, será veiculado no dia 23, seguido de Matemática (24/9), Ciências Humanas (25/9) e Ciências da Natureza (26/9).

No dia 27, serão abertas as inscrições para o teste simulado do A TARDE On Line. Os interessados podem fazer a inscrição até o dia 29 no site especial (clique aqui para acessar). É preciso informar o código impresso nos cadernos e o CPF. Os 300 primeiros que apresentarem o comprovante de inscrição ganharão um chip TIM, com R$ 400 em crédito.

Cada inscrito só poderá fazer a prova uma vez, tendo cinco horas para responder. O gabarito será divulgado no dia 30 de setembro, no A TARDE On Line, assim como o boletim de desempenho. Essas e outras informações sobre o Enem 2009 estarão no canal do Mobi A TARDE (clique aqui para acessar). Para parabenizar os seis primeiros colocados, o Grupo distribuirá prêmios, como descontos em cursos de graduação, celulares, assinaturas de A TARDE e bolsas para cursinhos.

Inscritos podem consultar locais de prova pela Internet

Os participantes do Enem 2009 já podem consultar seus locais de prova pela Internet, no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/enemLocalProva/. O inscrito tem à sua disposição três formas de pesquisa: informando o CPF; o número de acompanhamento ou preenchendo seus dados cadastrais (UF, nome, data de nascimento e nome da mãe). Em seguida, será possível visualizar e imprimir o local de aplicação do exame. O sistema entra no ar hoje, 22, e ficará disponível até o último dia da realização do Exame, 4 de outubro.

Além do sistema de consulta, os mais de 4 milhões de participantes que informaram um número de telefone celular ao se inscrever receberão a partir de amanhã, 23, o número de inscrição e local de prova por SMS. As mensagens serão enviadas por lotes diários de um milhão de torpedos. Até domingo, 27, todos as pessoas que informaram o telefone celular terão recebido as informações via SMS. A iniciativa é inédita e amplia as opções de consulta aos pontos de aplicação da prova.

Os participantes também receberão o Cartão de Confirmação de Inscrição pelos Correios. O material contém o local onde será realizado o exame, o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados individuais e a folha de leitura óptica para as respostas do questionário socioeconômico, e será entregue no endereço indicado no ato da inscrição. Os cartões começaram a ser enviados ontem, 21, e devem ser entregues até a próxima sexta-feira, 25. As escolas públicas e privadas de ensino médio receberão, ainda, a listagem com o nome e local de prova de todos os seus alunos concluintes.

O inscrito que necessitar de ajuda para identificar o seu local de realização de prova poderá entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161.

Dia do Exame
O Enem 2009 será aplicado em 1.826 municípios brasileiros, nos dias 3 e 4 de outubro, da seguinte maneira:
- no dia 3/10/2009 (sábado): das 13h às 17h30 – Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

- no dia 4/10/2009 (domingo): das 13h às 18h30 – Prova II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, horário de Brasília-DF. As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional. Os locais de prova serão os mesmos nos dois dias.

É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora. Será necessário apresentar original ou cópia devidamente autenticada de documento de identificação, Cartão de Confirmação de Inscrição, folha de respostas do questionário socioeconômico, caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto nº 2 e borracha macia.

Assessoria de Imprensa Inep/MEC

Conteúdo afiado para o Enem

Por Glória Tupinambás - Estado de Minas

A menos de 20 dias do Exame Nacional do Ensino Médio especialistas dão dicas de como se preparar para o teste, o que deve ser cobrado e, principalmente, a importância de o candidato calcular o tempo para solucionar cada questão: dois minutos e meio, em média. O desafio está lançado!

Últimos dias para fazer uma boa revisão de conteúdos, tirar dúvidas e se preparar para chegar com tudo ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A menos de 20 dias do início das provas, que será aplicada em 3 e 4 de outubro, é hora de correr contra o tempo e garantir uma vaga nas universidades federais, estaduais e particulares que vão substituir o tradicional vestibular pelo Enem ou aproveitar a nota do exame na primeira fase do processo seletivo.

O D ouviu um consultor especializado na avaliação, além de professores e alunos, e reúne dicas de como encarar a reta final de preparação. O primeiro conselho para se dar bem neste desafio é conhecer as regras do jogo.

Segundo o economista, professor de história e consultor do Enem em escolas públicas e particulares de Minas Ricardo Júdice, o novo modelo de prova vai exigir atenção redobrada por parte dos estudantes. “Houve muitas transformações no formato da avaliação e, por isso, é fundamental que todos procurem se informar de como ela será na prática.

É importante saber quais disciplinas serão cobradas, organizar o tempo e praticar muito em simulados da prova”, afirma Júdice.

Para não vacilar na hora H, o mais importante é fazer simulados de provas do Enem com um cronômetro ao lado. De acordo com o economista, os candidatos terão um tempo médio de dois minutos e meio para resolver cada questão da prova. “No primeiro dia, é preciso reservar meia hora para passar o gabarito e assim restam 240 minutos para responder às 90 perguntas.

No segundo dia, o tempo é teoricamente maior, mas o aluno deve dedicar uma hora inteira à redação e os mesmos 30 minutos para passar a folha de resposta a limpo. Com isso, a média de dois minutos e meio por questão se mantém. Dessa forma, é fundamental que o estudante não se prenda a uma questão muito difícil, pois isso pode comprometer todo o resultado.”

Como o prazo agora já é curto para se aventurar em novos conteúdos que podem ou não cair no exame, o professor sugere aos alunos que deem prioridade à revisão de matérias. “Estatisticamente, há dois temas fortes sempre presentes no Enem e que não devem ficar de fora do teste deste ano: meio ambiente e atualidades.

No primeiro caso, vale apostar em efeito estufa, aquecimento global, chuvas ácidas, combustíveis fósseis X energias limpas etc. E, entre os assuntos do dia a dia, é bom pesquisar sobre datas importantes celebradas em 2009”, acrescenta Júdice. Entre os fatos comemorativos, estão os 80 anos da crise de 1929, os 50 anos da Revolução Cubana, os 20 anos da queda do Muro de Berlim, os 40 anos da chegada do homem à Lua e os 70 anos do início da Segunda Guerra Mundial. Segundo os especialistas, temas como esses dificilmente deixarão de ser cobrados no teste.

Outra dica é se preparar para a cobrança dos assuntos de forma interdisciplinar, ou seja, mesclando conhecimentos de várias áreas numa única questão. “O Enem vai testar novas habilidades e competências e vários assuntos aparecerão de forma relacionada. Por isso, os alunos precisam ser bons observadores do mundo, bons leitores e, principalmente, estarem atentos para interpretar bem o que pede o enunciado de cada questão”, diz a professora de redação do Pré-vestibular Unimaster Ellen Sedlmayer.

EXIGÊNCIAS E POSSIBILIDADES Nesse turbilhão de novidades, exigências e cobranças, os 4,5 milhões de candidatos que se inscreveram para o Enem têm motivos de sobra para estar de cabelo em pé. “Estou insegura, pois não conheço bem o novo formato da prova e tenho medo do cansaço físico diante do teste. Sei que não vai ser fácil encarar quase 200 questões em apenas dois dias, mas estou me preparando. Continuo estudando normalmente para o vestibular, pois os conhecimentos cobrados são os mesmos”, conta Roberta Passaglia, de 18 anos, que vai disputar uma vaga em medicina.

Candidato ao curso de engenharia da computação, André Póvoa, de 19, confessa que mudou a rotina de estudos. “Tenho dedicado mais tempo à leitura de jornais, revistas e internet para me informar melhor sobre o que acontece no mundo. Os assuntos do dia a dia certamente estarão na prova.”

O novo Enem vai ajudar a abrir as portas de universidades federais do Brasil para os candidatos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 31 das 55 instituições federais de ensino vão usar a nota do exame para substituir o tradicional vestibular ou para eliminar, pelo menos, a primeira fase do processo seletivo. Em Minas, apenas a Universidade Federal de Minas Gerais não vai aproveitar o teste neste ano.

O Enem continua sendo obrigatório para quem concorre a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Todos os inscritos vão receber, em casa, o cartão de confirmação da inscrição até o dia 25. Caso o documento não chegue, entre em contato com o Programa Fala Brasil (0800-616161) ou acesse o http://enem.inep.gov.br/consulta.

A prova começa às 13h e terá 180 questões, divididas em quatro áreas: linguagens e códigos, matemática, ciências da natureza e ciências humanas, além de uma redação. O resultado do Enem será enviado, para o endereço dos alunos, na segunda quinzena de janeiro.