segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Enem pode ser usado para conclusão do ensino médio

O Enem também é uma opção para as pessoas que não concluíram o ensino médio e que pretendem utilizar o exame como um passo para obter o diploma de conclusão dessa etapa dos estudos.

A alternativa é válida para qualquer pessoa que não concluiu o ensino médio e tenha mais de 18 anos ou complete essa idade até a data da primeira prova do Enem, no dia 3 de outubro. Não é necessário fazer cursos supletivos para poder participar.
A opção serve tanto para quem abandonou os estudos quanto para o aluno que cursa uma série atrasada em relação a sua idade.

Vale lembrar que o uso do Enem não elimina os outros exames supletivos existentes, entre eles o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). A nota do exame vai variar de 60 a 180. Para o candidato conseguir a conclusão do ensino médio será necessário obter uma média igual ou superior a 100.

Os certificados poderão ser emitidos pelos Estados ou pelo próprio Ministério da Educação.
Os candidatos podem se inscrever para o Enem até o dia 17 de julho, apenas pela internet (www.enem.inep.gov.br).
As provas serão realizadas em 3 e 4 de outubro.

Gripe A pode ser tema de prova do Enem

Um dos assuntos mais comentados dos últimos tempos, a gripe A poderá ser tema de questões e até mesmo da redação da nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo o professor Herbert Silva Monteiro, do Sistema Energia.

Ele participou de um chat com internautas do diario.com.br, do an.com.br e do santa.com.br na tarde de ontem.

– A gripe A pode ser explorada no novo Enem em função da prova ser contextualizada, e a questão dessa doença envolve várias competências e habilidades cobradas neste tipo de avaliação – explicou o professor.

Herbert afirmou que ainda é cedo para analisar a nova prova, pois foi divulgado apenas um modelo. Segundo ele, “os alunos não perceberam uma grande diferença em relação às provas já realizadas pelo Enem”.

– Os professores comentam que não ocorreu uma mudança significativa
em relação às provas anteriores, e esperavam mais conteúdo científico nas questões que foram divulgadas – revelou Herbert.

Chat de hoje é sobre linguagens e códigos

Os chats continuam, hoje, quando a professora Regina Brasil conversa sobre linguagens e códigos. Em seguida, o bate-papo é com Gilberto de Souza Ferreira, sobre matemática. No último dia de conversa com os internautas, amanhã, as ciências da natureza voltam a ser tema com André Coelho. Logo depois, o professor Odair José Groh, o Grega, conversa sobre ciências humanas.

Para participar dos chats, basta entrar em um dos sites dos jornais do Grupo RBS em Santa Catarina (Diário Catarinense, A Notícia ou Jornal de Santa Catarina) e acessar o link para os bate-papos, que estarão disponíveis perto do início da conversa.

As perguntas e também os comentários enviados por internautas passarão pela moderação de um jornalista do Grupo RBS.

ENEM 2010

Exame Nacional do Ensino Médio 2010
O Enem 2010 tem por objetivo avaliar os estudantes de ensino médio do Brasil.

O novo ENEM 2010 servirá como processo seletivo para ingresso nas universidades e em institutos federais de todo país. A Novo Enem está mais abrangente, com questões mais próximas do dia a dia dos estudantes brasileiros. O Enem 2010 ajudará a melhorar a qualidade do ensino médio.
O Enem 2010 e as Faculdades
As universidades poderão optar em como querem usar o Enem como processo seletivo:

Uso completo do Enem como eliminatório;

* Uso completo do Enem como eliminatório;
* Como primeira fase do vestibular;
* Combinado com o vestibular da instituição;
* Utilização do Enem 2010 para vagas remanescentes do vestibular.

Inscrições Enem 2010
Ainda
não foi definido o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio para 2010. Assim que informações forem publicadas elas estarão dispon;iveis no Mundo Vestibular.
Prova Enem 2010
O novo Enem é composto por testes em quatro áreas de conhecimento distintas: linguagens, códigos e suas tecnologias (inclui redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias.

A prova tem duração de 4 horas e 30 minutos de duraçãono primeiro dia de provas e 5 horas e 30 minutos para o segundo dia.