quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Ufba abre inscrições para cinco novos cursos em Salvador

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) abriu as inscrições para cinco novos cursos que serão oferecidos em Salvador - bacharelado em sistemas de informação, licenciatura em computação, bacharelado em fisioterapia, bacharelado em engenharia de agrimensura e cartográfica, além do curso tecnólogo de transporte terrestre.

Ao todo, são 270 novas vagas, sendo que o curso de fisioterapia é o que vai acolher a maior quantidade de alunos, 90 no total. Os outros cursos oferecem 45 vagas cada um. Todas as vagas são para o período noturno, exceto as do curso de fisioterapia.

Os vestibulandos podem se inscrever através do site da Ufba até a próxima segunda- feira (14). Como as inscrições para o vestibular foram abertas no início de setembro, quem já se inscreveu e por acaso quiser mudar para uma das novas opções, pode fazer a alteração também até o dia 14. “Eu gosto da área, não penso apenas no dinheiro, quero trabalhar com algo com que me identifico”, disse a estudante Patrícia de Lima Araújo, 18 anos, que vai prestar o primeiro vestibular na Ufba para fisioterapia.

Segundo Dilton Carapiá, professor de física de um curso pré-vestibular, os cursos da área de tecnologia têm uma defasagem muito grande de profissionais qualificados. “Vivemos em uma sociedade tecnológica. Existem profissionais que sabem produzir softwares, mas faltam os capazes de repassar esse conhecimento”, disse ele, que gostou das novas opções da Ufba.

Já em relação ao curso de transporte terrestre, Dilton acredita que esta é uma área que tende a crescer. “Apesar de o curso ser uma incógnita ainda, com o caos urbano que temos nas grandes cidades, será fundamental a presença de bons profissionais”.

Outro que aprovou a iniciativa da Ufba foi o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, José Roberto Borges dos Santos. “Os fisioterapeutas estão muito concentrados na capital, então há muitas oportunidades de emprego no interior”, garantiu Santos.