quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dia do Estudante

Aprender, aprender, aprender sempre e sempre. Esse deve ser o lema daqueles que acreditam que os estudos são a melhor forma de buscar um futuro melhor. O dia 11 de agosto é dedicado a todas as pessoas que acreditam no poder do conhecimento e se dedicam ao aprendizado. Se você é estudante, parabéns pelo seu dia!

A vida estudantil começa bem cedo, a partir dos quatro anos de idade começamos a ir para a escola, às vezes até antes, e muitas pessoas não conseguem mais deixar de estudar e fazem isso o resto da vida. Seja por imposição do mundo moderno ou apenas por paixão aos livros, não nos damos por satisfeitos com a conclusão do ensino médio e logo queremos ingressar na universidade para fazer uma graduação, depois a especialização, em seguida o mestrado, depois o doutorado, o pós-doutorado e, assim, envelhecemos e continuamos na jornada constante do aprendizado.

Ser estudante não é fácil, seja para os pequenos que precisam abrir mão do conforto de casa e da companhia dos brinquedos, seja para os adultos que têm que distribuir bem o tempo, estipulando prioridades e tendo múltiplas funções. Como estamos em uma universidade não podemos esquecer dos estudantes universitários, que muitas vezes, são verdadeiros heróis, pois alguns saem de casa ainda muito novos, precisando se virar sozinhos em um lugar totalmente estranho, outros se deslocam de uma cidade para outra diariamente.

A todos os estudantes desejamos que a força de vontade e a perseverança predominem em relação a todo e qualquer cansaço ou desmotivação.

Um pouco de história

O Dia do Estudante foi comemorado pela primeira vez em 1927, como uma forma encontrada por Celso Gand Lev de homenageá-los em uma data específica. Esse dia foi escolhido em virtude de que em 1827, foram instalados no Brasil os primeiros cursos superiores de ciências, divididos na área jurídica e social, instituídos por D. Pedro I. Com isso não se fazia mais necessário que os brasileiros se deslocassem para a Europa para dar continuidade aos estudos.