quinta-feira, 16 de julho de 2009

Leia íntegra do bate-papo com diretor do MEC sobre o novo Enem

O caderno Fovest, da Folha de S.Paulo, promoveu nesta quarta-feira (15) bate-papo sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O convidado foi Héliton Tavares, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep (órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame).

da Folha Online

Participaram do bate-papo 463 internautas.

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

*

Bem-vindo ao Bate-papo com Convidados do UOL. Converse agora com Héliton Tavares e Fabiana Rewald sobre as mudanças do novo Enem. Para enviar sua pergunta, selecione o nome dos convidados no menu de participantes. É o primeiro da lista.

02:56:04) Fabiana Rewald: Olá, Heliton, boa tarde e obrigada por ter aceitado nosso convite

(03:00:44) Fabiana Rewald: Boa tarde. Estão aqui comigo os repórteres do Fovest Ricardo Gallo e Patrícia Gomes. Bem-vindos!

(03:01:38) Rafael Iglesias: Quais as principais diferenças entre o antigo e o novo Enem? Por que mudá-lo?

(03:05:24) Heliton Tavares: Há vários motivos. O Enem tradicional não teve por objetivo a avaliação das habilidades competências efetivamente trabalhados na educação básica, o que hoje é essencial para eeito de planejamento escolar pedagógi das escolas. Outro motivo refere-se à medoda propriamente, já notiiciadas desde o ano passado.

(03:06:33) Heliton Tavares: Gostaríamos de incluir novas funcinalidades, tal como comparabilidade ao longo do tempo, para que pudéssemos adotar mais de um enem por ano, se for de interesse.

(03:01:48) Leonardo: Gostaria de saber se as matéria s sociologia, filosofia e artes estarão presentes no enem 2009

(03:04:24) Fabiana Rewald: Leonardo, conforme a matriz curricular do novo Enem, filosofia e sociologia não serão cobradas. Já, artes, sim. Para ter mais detalhes do programa, consulte este link http://media.folha.uol.com.br/cotidiano/2009/05/14/enem-matriz_de_referencia.pdf (está no Blog do Fovest)

(03:04:36) Sam: se um aluno do primeiro ano prestar a prova e for mal, esse resultado interfere na média final?

(03:08:39) Fabiana Rewald: Sam, o MEC não recomenda que alunos do primeiro e do segundo ano do ensino médio façam o Enem. De qualquer jeito, ele pode servir como treino. Você pode prestar novamente o exame quando estiver no terceiro ano.

(03:08:46) Fabiana Rewald: Sam, inclusive, o MEC pretende fazer duas edições do Enem (em março e em outubro) a partir do ano que vem

(03:07:43) Oluap Rasec: Há possibilidade de ano que vem alguma UNIVERSIDADE não aderir ao ENEM, parcial ou integralmente?

(03:10:55) Heliton Tavares: Oluap Rasec, acreditamos que no ano que vem, dado o grande apoio da opinião pública, o número de Universidades e Institutos Federais aumente, inclusive com mais vagas.

(03:09:52) cassiano: Boa tarde! O Enem realmente será tão eficiente a ponto de excluir o uso do vestibular em algumas universidades

(03:11:57) Fabiana Rewald: Cassiano, acho que, a curto e médio prazo, o Enem não vai substituir os vestibulares. Isso porque instituições como a Fuvest e a Unicamp prezam muito o seu processo seletivo. Mas, se o processo der certo neste ano, acho possível que a adesão de universidades federais e até de particulares (se isso for permitido) ao sistema unificado aumente

(03:11:13) Rafael Iglesias: Por que fazer o Enem? O que acontecerá se o aluno tiver um resultado ruim? Isso trata dificuldades no futuro? Se sim, quais?

(03:14:41) Heliton Tavares: Rafael Iglesias, o Enem é opcional, mas é uma oportunidade adicional que está sendo oferecida, agregada de outras possibilidades.

(03:12:03) homerodover: Quem já concluiu o ensino médio a muito tempo pode fazer o novo enem?

(03:13:20) Fabiana Rewald: homerodover, sim. Qualquer estudante ou ex-estudante pode prestar o Enem. Ele é especialmente importante para quem quer tentar uma bolsa do ProUni e para todos que estão prestando vestibular neste ano

(03:13:41) Oluap Rasec: Inglês estará entre as provas?

(03:15:17) Fabiana Rewald: Oluap Rasec, neste ano inglês não estará na prova. No ano que vem, línguas estrangeiras serão cobradas, mas ainda não se sabe se será inglês e/ou espanhol

(03:16:15) Heliton Tavares: Oluap Rasec, a componente de Idiomas estrangeiros, por definiçãodo Ministério, não comporá este ano, mas sim no ano que vem.

(03:19:45) Heliton Tavares: Fabiana Rewald, ainda não foi definido sobre a obrigatoriedade de uma ou duas língas.

(03:14:50) Rafael Iglesias: Na internet li sobre o método antichute. Como vai funcionar?

(03:22:43) Heliton Tavares: Rafael Iglesias, método para construção da nota échamado Teoria da Resposta ao Item (TRI), e há muita matéria na Internet sobre ele. Como tudo o que é tecnicamente melhor, ele é mais complicado, mas muito mais justo.

(03:24:18) Heliton Tavares: O principal é que não é mais simplesmente o número (ou proporção) e acertos, mas depende de quais questões (itens) foram acertadas.

(03:15:26) homerodover: pode usar o novo enem juntamente com as cotas para entrar na universidade?

(03:16:30) Fabiana Rewald: homerodover, não entendi a sua pergunta. O regime de cotas separa parte das vagas para grupos específicos, como negros e índios. Já o Enem é o método de seleção

(03:18:00) Heliton Tavares: As Universidades e Institutos Federais nos informarão quais políticas afirmativas adotam: Raciais, escola pública, professores, dentre outras, e estas serão adotadas na alocação das vagas.

(03:16:44) estudante: quem ja esta inserido no prouni porde prestar enem ou isso resultaria na perda da bosa?

(03:24:05) Fabiana Rewald: estudante, a resposta é sim. Mas, por exemplo, se o aluno tiver uma bolsa parcial e ganhar neste ano uma bolsa integral, deve abrir mão da primeira. Segue resposta do MEC sobre isso: Olha a resposta do Ministério da Educação: "A pessoa que já tem uma bolsa parcial pode tentar uma bolsa integral, e para isso deve passar por todo o processo seletivo novamente e serão observados os critérios de elegibilidade (renda, nota do Enem etc.). Caso seja aprovada, para ter o benefício da bolsa integral, ela deverá antes encerrar a bolsa parcial que possuía para receber o novo benefício".

(03:22:58) Selma: Já está definido até qual data o aluno poderá alterar sua inscrião nos cursos de faculdade com base na nota que ele obteve no EMEM

(03:26:19) Heliton Tavares: Selma, O cronograma está por ser apresentado nas próximas semanas, mas tudo só será feito após a liberação dos resultados, até o dia 08/01/10.

(03:23:17) Ricardo Ita: Como será cobrado as obras literárias?

(03:25:20) Fabiana Rewald: Ricardo, essa sua pergunta eu repassarei para o Héliton

(03:28:02) Heliton Tavares: Vou checar quanto às obras literárias.

(03:24:42) Eugênio: Qual é o total de universidades federais existentes no país e quantas delas usaram, de alguna forma o enem neste ano?

(03:25:46) Mii: quando que o comprovante de inscrição e o número de inscrição será enviado para o e mail dos alunos?

(03:27:30) Fabiana Rewald: Mii, essa o Ricardo Gallo me ajudará a responder: o cartão com a confirmação de inscrição será enviado até o dia 25 de setembro. Se isso não ocorrer, o estudante deve ligar para 0800-616161

(03:26:55) Aki: são 90 questões e serão aplicadas em um único dia?

(03:28:08) Fabiana Rewald: Aki, são 180 questões, mais a redação, que serão aplicadas em dois dias: 3 e 4 de outubro

(03:27:53) homerodover: é obrigado a fazer o ENEM?

(03:29:13) Fabiana Rewald: homerodover, depende. Se você for prestar universidades federais que fazem parte do sistema unificado (em que o Enem é a única forma de seleção), sim. Se você for prestar Unifesp e UFSCar, também é obrigado a prestar o Enem

(03:30:35) Fabiana Rewald: homerodover, o Enem também é usado para medir os conhecimento de alunos do antigo supletivo (EJA) e para a seleção do ProUni

(03:28:47) Rafael Iglesias: Algum professores acham importante a "decoreba". Como alunos que têm esse problema com professores vão poder interpretar questões de assuntos que não foram tratados a fundo em sala de aula?

(03:31:46) Heliton Tavares: Rafael Iglesias, é por esse motivo que o MEC tem que orientar sobre tendências. As avaliações internacionais, mesmo o Enem, nunca teve por base o "decoreba". Lembre-se, conteúdo é fundamental, mas mais importante ainda é saber fazer uso do conhecimento aquirido.Essa concatenação precisa ser bem trabalhada.

(03:29:33) Antonio: Quando ´será disponibilizado o "simulado" do novo Enem?

(03:38:19) ric: Quando será disponibilizado o prometido simulado do novo Enem?

(03:39:14) Fabiana Rewald: Héliton, muito participantes estão perguntando sobre o simulado prometido pelo MEC. Já alguma data para que esse simulado seja divulgado?

(03:42:15) Heliton Tavares: Fabiana Rewald, estou em vias finais de aprovação do "simulado". Provavelmnte na semana que vem já possamos disponibilizá-lo na página no Inep/MEC.

(03:31:46) Rogério M.: Boa tarde, ao realizar a inscrição pude observar que a escolha da escola é muito livre, sendo assim como a avaliação das escolas é confiável??

(03:33:01) Fabiana Rewald: Rogério M., o MEC sempre repete que o candidato é responsável pelas informações de sua inscrição, mas sei que há uma checagem por amostragem

(03:34:19) Heliton Tavares: Rogério M, pouco importa o local em que os alunos fazem a prova. O MEC tem em seu cadastro a escola de cada aluno concluinte.

(03:31:58) Fernando: Minha enteada não tem CPF. E, para se inscrever no CPF pela Caixa, BB ou Correio, demora até 15 dias para o documento ser entregue. Como fazer a inscrição dela?

(03:32:58) Heliton Tavares: Fernando, normlmente eles entregam o número do CPF no dia seguinte. Não precisa do impresso.

(03:33:14) Edu_PR: Boa tarde Hélinton Tavares. Li uma reportagem da Larissa Rosseto da Revista Novo Enem em que você explica sobre o Sistema de Seleção Unificada, e não entendi como funcionará o processo migração de cursos e universidade. O Sr. poderia me explicar como funcionará? Obrigado.

(03:37:00) Heliton Tavares: Edu_PR, no momento o MEC está definindo com as Universidades o como inserir as informações no Sistema, mas já temos todos os cursos, vagas etc. Tudo vai ser feito online.

(03:33:23) Mb_Brasília: Quais são os possíveis benefícios para quem fizer o Enem?

(03:34:57) Fabiana Rewald: Mb_Brasília, o Enem permite que o candidato possa se candidatar, com uma única prova, às vagas de 24 universidades federais (que aderiram ao exame como seleção única), além das universidades que usam a nota do Enem como parte de seu vestibular (caso de públicas e particulares)

(03:35:30) Fabiana Rewald: Mb_Brasília, o Enem também é usado para selecionar candidatos ao ProUni e medir o conhecimento de estudantes concluintes do ensino médio

(03:36:34) Fabiana Rewald: Mb_Brasília, só lembro que, no sistema unificadi de seleção, é possível optar por até cinco cursos em até cinco universidades

(03:35:13) F@bh!: Já estou na faculdade e vou fazer o enem!!! Qual eh a minha vantagem? Posso usa-lo em algo?

(03:35:53) Fabiana Rewald: F@bh!, a minha resposta ao Mb_Brasília também serve para você

(03:36:17) koolskrelf: Olá, eu gostaria de saber quais são as faculdades federai que aderiram o enem como nota única, onde poderia encontrar tal informação?

(03:37:07) Fabiana Rewald: koolskrelf, você pode encontrar essa informação em www.enem.inep.gov.br/mapa_de_adesao.php

(03:37:13) Mila: Sr. Héliton, gostaria de saber mais sobre o método antichute, pois na minha opinião irá prejudicar muita gente, pelo fato de que não é possível ter controle sobre as competências e habilidades de cada aluno em determinadas matérias. Em que isso vai nos ajudar?

(03:39:51) Heliton Tavares: Mila, já vi diversos alunos defenderem a causa "chute", mas o nosso sistema é de mérito, por isso a opção. Procure referências sobre a metodologia TRI na Internet e verá as vantagens.

(03:37:28) Selma: Podemos também escolher os cinco cursos na mesma faculdade né?

(03:37:52) Fabiana Rewald: Selma, sim. Os cursos podem ser da mesma universidade ou de até cinco universidades diferentes

(03:39:21) Gabriela: tenho faculdade de Lingua Española, estou cursando de Psicologia. Com esse novo processo ainda posso concorrer a outra faculdade? Houveram mudanças qto as seleções?

(03:40:27) Fabiana Rewald: Gabriela, o Enem é usado no processo seletivo tanto por faculdades públicas quanto particulares. Por isso, se você pretende se candidatar a outro curso ou faculdade, vale a pena fazer o Enem

(03:40:04) Aline: Já sou beneficiada do ProUni, posso fazer o Enem???

(03:42:53) Heliton Tavares: Aline, sua pergunta já foi respondida anteriormente.

(03:40:44) Selma: Fabiana, num processo tão complexo como este, não está tudo muito ainda indefinido?

(03:41:52) Fabiana Rewald: Selma, ainda há muitas dúvidas, sim. Por isso, promovemos iniciativas como este bate-papo e respondemos a perguntas de leitores enviadas para o fovest@uol.com.br. As perguntas são respondidas no Blog do Fovest http://blogdofovest.folha.blog.uol.com.br/enem/

(03:42:09) Débora-Pa: como as notas do enem são avaliadas nas universidades ?

(03:44:02) Fabiana Rewald: Débora-Pa, no processo seletivo unificado, cada universidade federal pode conferir pesos distintos às questões da prova. O objetivo é escolher o candidato mais adequado ao perfil que a universidade procura

(03:44:56) Fabiana Rewald: Débora-Pa, outras faculdades também usam o Enem como primeira fase ou como parte da nota de seu vestibular, como a UFScar (em que o Enem é obrigatório) e a Fuvest (em que o aluno pode escolher se usa ou não a nota do Enem)

(03:42:59) babisoh: As universidades que vão usar a nota do ENEM apenas como parte da nota vão estar incluidas na lista de escolhas?

(03:44:56) Heliton Tavares: babisoh, apenas as que vão usar como etapa única vão estar nas opções. As demais vão obter as notas de seus inscritos diretamente no sistema do Inep, como já faziam nos anos anteriores.

(03:44:12) allysson: Em qual etapa os candidatos inscritos poderão escolher as instituições de ensino e os cursos?

(03:46:07) Fabiana Rewald: allysson, depois que o candidato tiver a nota do Enem (a partir de 28/01), ele poderá entrar no sistema online e fazer as suas escolhas

(03:45:05) Vinicius Viana: ola ,tudo bem ? trabalho em um cursinho que ainda usam material para o antigo vestibular , Eles alegam que o ministro disse que quem esta preparado para o vestiblar , tambem esta preparando para o enem , e por isso usam o mesmo material , Qual a opinião do Sr com relação a isto ???

(03:49:55) Heliton Tavares: Vinicius Viana, muitos cursos refizeram seus materiais, outros não, dependendo do material qe já trabalhavam. O principal, como regra geral, é saber que o Enem tem questões interdisciplinares, e os cursos devem trabalhar essa forma de pensar.

(03:46:25) Rafael Rachmanioff: Fiz Enem dois anos assim que terminei o ensino medio e no ano seguinte e obtive as medias 89,0 e 92,5 me considero preparado para entra em uma universidade mais no modelo que existe não consigo_espero agora que com esse novo modelo possa realizar meu sonho

(03:47:44) Fabiana Rewald: Rafael Rachmanioff, desejo muita sorte para você. Se você costuma ir bem no Enem, imagino que terá mais facilidade para entrar numa faculdade neste ano

(03:47:51) sthephaniesp: O enem será mesmo muito parecido com o encceja como estão dizendo por ai????

(03:49:06) Fabiana Rewald: sthephaniesp , sim. O MEC diz que a prova será muito parecida com o antigo encceja. Inclusive, o novo Enem substitui o encceja a partir deste ano

(03:49:26) CURSINHO DO XI: Este novo modelo vai exigir mais calculo?

(03:50:08) Fabiana Rewald: CURSINHO DO XI, acho que essa sua pergunta pode ser mais bem respondida pelo Heliton

(03:53:30) Heliton Tavares: CURSINHO DO XI, a característica principal do Enem é buscar o raciocínio lógico, mas sem priorizar os cálculos.

(03:50:02) Adriel: Héliton,é verdade que se o candidato constatar que a quantidade de candidatos com notas mais altas supera o número de vagas, ele poderá optar por um novo curso?

(03:51:45) Heliton Tavares: Adriel, é verdade. Você poderá, dentre suas prferências, maximizar a possibilidade de obter uma vaga pública.

(03:50:21) Diego.: As iscriçoes para o prouni vão começar quem pode se inscrever?Só quem ja fez o enem?

(03:50:44) Fabiana Rewald: Sim, Diego. O Enem é o processo seletivo para as vagas de bolsa do ProUni

(03:51:12) Edu_PR: Olá FAbiana! depois do cadidato inscrever-se nas 5 opções de cursos ele poderá fazer a migração para outros cursos novamente? Obrigado!

(03:52:01) Fabiana Rewald: Edu_PR, sim. O candidato terá um prazo para fazer essas mudanças, que deve ser de cerca de 20 dias, mas ainda não foi divulgado pelo MEC

(03:52:17) allysson: Inegavelmente há uma discrepância no ensino nas 5 regiões do país, os alunos do nordeste não seriam prejudicados devido a isso?

(03:57:18) Heliton Tavares: allysson, sendo isso verdade, qualquer exame vai demonstrar esse fato, o que não tem sido regra geral. Por exemplo, no ITA uma parcela considerável, próximo da metade, é de alunos do Ceará.

(03:52:48) Rafael Iglesias: É importante a participação de alunos que ainda não estão no terceiro ano [EM]? Por quê?

(03:53:30) Fabiana Rewald: Rafael Iglesias, conforme havia respondido ao Sam, o MEC não recomenda que alunos do primeiro e do segundo ano do ensino médio façam o Enem. De qualquer jeito, ele pode servir como treino. Você pode prestar novamente o exame quando estiver no terceiro ano.

(03:54:03) Rosa Maria: é possível após a conclusão do curso academico fazer pos graduação atravésdebolsa paga pelo Prouni, ???? se submeter-se ao Enen ???

(03:55:46) Fabiana Rewald: Rosa Maria, conforme definição do próprio MEC sobre o programa, o ProUni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Ou seja, são bolsas de graduação

(03:56:14) marcosvps: esse ano quem estdou em escolas privada tb pode tentar prouni para universidades privadas ?

(03:57:07) Fabiana Rewald: marcosvps, sim. Mas essas universidades não fazem parte do sistema unificado. O melhor a fazer é procurar a faculdade em que você quer entrar e perguntar se e como ela utiliza a nota do Enem

(03:57:43) Fabiana Rewald: marcosvps, desculpe, não havia entendido a sua pergunta. Já respondo corretamente

(03:57:20) lindinha: eunão posso concorrer a uma vaga pelo prouni com o enem de 2007 ???

(04:01:07) Fabiana Rewald: lindinha, não. Para a última seleção foi necessário Enem 2008. Por isso, recomendo que você preste o Enem 2009 se quiser concorrer a uma bolsa do ProUni

(03:57:53) khá: qual a média de pontuação do enem para as faculdades adotarem a nota do enem?

(03:58:37) Fabiana Rewald: khá, no processo seletivo unificado, cada universidade federal pode conferir pesos distintos às questões da prova. O objetivo é escolher o candidato mais adequado ao perfil que a universidade procura

(03:59:07) Fabiana Rewald: khá, ou seja, não há uma média de pontuação

(03:58:05) Fran: Poderemos nos canditadar aos cursos apenas depois de receber- mos nossas notas?

(04:00:51) Heliton Tavares: Fran, isso mesmo, após a liberação total das notas. Mas estamos estudando a possibilidade real de inscrição antes, até para não sobrecarregar o sistema. Após a liberação os estudantes verão os pontos de cortes e poderão alterar suas opções.

(04:01:54) Fabiana Rewald: Muito obrigada pela participação. O Fovest continuará respondendo a perguntas sobre o novo Enem no blog. Mande suas dúvidas para fovest@uol.com.br

(04:02:11) Fabiana Rewald: Heliton, muito obrigada pela sua participação

(04:03:10) Heliton Tavares: Prezados, esperamos ter contribuído para dissolver algumas dúvidas, mas tenham certeza que estamos trabalhando muito para construir um excelente Enem para todos. Agradeço e abraços.

(04:02:16) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Heliton Tavares e Fabiana Rewald e de todos os internautas. Até o próximo!