quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Enem 2009: Questões fáceis vão estar no começo da prova

Simone Harnik
Em São Paulo

As questões mais fáceis do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 vão estar no início da prova. A informação é do presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Reynaldo Fernandes. O nível de dificuldade dos testes vai aumentando à medida que as questões avançam.

O Enem 2009 terá uma redação e quatro provas com 45 questões objetivas, dentro das seguintes áreas: ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Dentre os 45 testes de cada exame, 15 serão fáceis, 15 terão nível de dificuldade médio, e 15 serão difíceis. De acordo com Fernandes, quem não souber uma questão pode arriscar um palpite, pois perguntas que não tiverem resposta preenchida serão consideradas erradas. Ou seja, vale a pena chutar, caso o candidato não saiba a resposta correta.

O gabarito do exame está previsto para ser divulgado apenas às 19h do domingo, 4 de outubro. A escala da nota final, de acordo com o presidente do Inep, ainda não está definida. Os organizadores do Enem estudam a possibilidade de a escala ir de 0 a 1.000 pontos. Para Fernandes, o ideal é que a nota não pareça porcentagem.

O Enem 2009 será aplicado em mais 10 mil escolas no próximo sábado, 3 de outubro, e no domingo, 4 outubro. Fernandes concedeu entrevista em evento realizado pelo Movimento Todos pela Educação, nesta quarta-feira (30).

Candidatos poderão mudar de local de prova

Estudantes que tiverem sido alocados para escolas muito distantes de suas residências ou para outras cidades poderão pedir mudança de local de prova ao Inep. O pedido pode ser feito pelo faleconosco@inep.gov.br até esta quinta-feira (1º), às 12h (horário de Brasília).

No e-mail, o candidato deve informar seu nome, número de inscrição, número de CPF e nome da mãe. É necessário também relatar o problema com o local de prova definido pela instituição.

Dia do Exame

O Enem 2009 será aplicado em 1.826 municípios brasileiros, nos dias 3 e 4 de outubro, da seguinte maneira:

  • 3/10 (sábado): das 13h às 17h30 - prova 1: ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias.
  • 4/10 (domingo): das 13h às 18h30 - prova 2: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e matemática e suas tecnologias.

  • Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, horário de Brasília (DF). As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional. Os locais de prova serão os mesmos nos dois dias. É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora.

    A redação deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

    Por motivos de segurança, o participante só poderá ausentar-se do local de prova após duas horas do início do exame.

    Nota da prova do Enem deverá ser de 0 a 1.000

    Candidatos receberão cinco notas: uma para cada área e a redação.
    Mais de 4 milhões farão a prova no final de semana.

    A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá ser de 0 a 1.000, segundo o Ministério da Educação (MEC). A informação foi dada nesta quarta-feira (30) pelo presidente do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes. Mais de quatro milhões de candidatos farão a prova nos próximos sábado (3) e domingo (4).

    "Pensamos em usar de 0 a 100, mas acho que isso pode confundir com porcentagem. Então, está quase certo de que será 0 a 1.000", afirmou Fernandes.


    Os candidatos receberão cinco notas diferentes, uma para cada área do conhecimento (linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza) e a redação. Cada universidade define a maneira como irá usar essas médias, além do peso de acordo com o curso. Das 55 federais, 24 vão utilizar o Enem em substituição ao seu processo seletivo, totalmente ou parcialmente.

    O gabarito dos dois dias de prova será divulgado somente no domingo à noite. Não será possível calcular a nota somando o número de acertos, como num vestibular convencional. Pela nova metodologia adotada, haverá uma escala que revela a habilidade que o candidato tem em determinada área.

    A reta final da maratona do Enem

    Por: Luís Celso Jr. - Gazeta do Povo Online

    A principal recomendação para esta semana que antecede o exame é manter o ritmo de estudos,dar uma revisada nos conteúdos e manter a saúde – tanto a física quanto a mental – em dia.

    É importante manter o mesmo ritmo tanto nos estudos quanto na alimentação, nos exercícios físicos e no lazer. Isso significa dizer que se você sempre estudou muito, continue. Já se não foi o mais esforçado, não adianta tentar correr como um louco agora. Não arrisque fazer mudanças bruscas na rotina. Seja constante.

    No plano dos estudos, faltando tão pouco tempo para as provas, não dá para aprender muita coisa. Não adianta sair correndo para “devorar” livros, isto pode ser um peso desnecessário na preparação. Até porque a prova do Enem não é de memorização e decoreba de conteúdos. Lembre-se que o que ela exige é raciocínio, capacidade interdisciplinar e de compreensão de fenômenos atuais.

    O que estudar então? Recomenda-se o foco nas atualidades. Conhecer bem os temas contemporâneos é importante no Enem. Para isso, dedique algum tempo para absorver informações, lendo jornais e revistas ou mantendo contato com outros meios de comunicação confiáveis. Questões geopolíticas, políticas, sociais
    e éticas aparecem com frequência nos testes.

    Outra dica é dar uma boa olhada no que já caiu nos exames anteriores. E isso é mais fácil do que parece. As provas estão disponíveis na internet, no site do Vestibular. Se você ainda não conhece o formato das questões, procure se habituar. Isso pode ajudar, inclusive, a diminuir o tempo de resolução da prova.

    Mantenha a tranquilidade

    A corrida do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que começou há alguns meses com o anúncio das mudanças feito pelo MEC, entra na reta final. E nesta competição, o prêmio é valioso: um bom desempenho pode garantir vaga tanto nas instituições que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada quanto nas que utilizarão a pontuação do exame para compor sua nota final, como é o caso da UFPR. A poucos dias da linha de chegada, muitos dos 4,5 milhões de estudantes que farão as provas ainda têm dúvidas. O que fazer na última semana: apertar o passo ou relaxar? Como superar as 180 questões e a redação em dez horas?

    Durante a semana

    O período que vem logo antes das provas é de ansiedade para a maioria dos estudantes, o que pode atrapalhar a concentração. Procure manter a tranquilidade. O resultado do exame é fruto de um processo de preparação longo e não da última semana. Além disso, é bom ter em mente que essa não é a única chance da sua vida. Por isso, não garantir uma boa nota não será “o fim do mundo”.

    Outra dica dos psicólogos é se imaginar nos dias das provas, desde a entrada no local até o momento da resolução das questões. Esse processo mental ajuda a se familiarizar com o ambiente, com a rotina do dia, e pode diminuir a ansiedade.

    A alimentação também não deve ser muito alterada nessa semana, mas a principal dica é evitar comidas muito gordurosas ou excessivamente temperadas. Opte por sucos e baseie a alimentação em carboidratos. Mas cuidado: se você não está acostumado, não vai ser justo no dia do Enem que você vai comer só um pouquinho de alface, certo? Uma boa alimentação não significa necessariamente comer pouco, mas de forma equilibrada.

    Se você está acostumado a fazer uma atividade física não pare em razão das provas. O exercício é importante, tanto para o corpo como para a mente. O próprio fato de não estar estudando ajuda a relaxar. Mas se você não fez nada ao longo do ano, não tente dar uma de esportista. Durante os períodos de estudo, procure manter uma postura correta. Nos intervalos, um leve alongamento pode aliviar a tensão. Dormir bem também é muito importante.

    Nos dias de prova

    Na hora de colocar a mão na massa, vale a pena lembrar de algumas recomendações:

    Siga seu estilo pessoal - Acima de tudo, é importante seguir seu estilo de fazer a prova. Cada um tem seus hábitos. Alguns chegam a criar um verdadeiro ritual na medida em que ganham experiência em fazer provas. No entanto, cuidado com excessos para não deixar o tempo passar demais.

    Não perca tempo... - As provas são extensas e o tempo é curto. Portanto, nada de ficar de bobeira em questões nas quais se tem mais dificuldade. O ideal é fazer primeiro aquelas que você sente mais facilidade. Para isso, é bom fazer uma rápida leitura antes de começar, recomendam os professores.

    … mas não tenha tanta pressa - Pode soar contraditório, mas tenha calma. Procure utilizar o tempo a seu favor. Faça dele um aliado e não mais um motivo de preocupação.

    Procure relaxar - O dia da prova, o transporte, a entrada na sala, o fiscal... Todo o ritual já é de deixar qualquer um nervoso. Quando a prova chega, então... O que fazer nesta hora? Segundo os psicólogos, o principal é não se apavorar. Tente relaxar. Para isso, respire fundo. Nesse momento, é necessário manter o equilíbrio e ter confiança em tudo o que já foi estudado.

    Alimentação leve - A dica é a mesma da semana que antecede as provas: alimentação leve e balanceada. Nada de excessos. Consuma carboidratos para garantir energia. Evite gordura e não consuma bebidas alcoólicas. Elas atrapalham o raciocínio. Ao contrário do vestibular da Federal, no Enem o candidato pode consumir alimentos durante a prova. Por isso, vale a pena levar petiscos leves, como biscoitos e barras de cereais, para evitar a queda da taxa de açucar no sangue, o que também atrapalha o raciocício. E é sempre bom ter uma garrafa de água por perto.

    Fique atento!

    Nos dias de provas, preste atenção para não esquecer nada:

    Horário - O MEC recomenda chegar ao local de prova às 12 horas. Os portões fecham às 12h55 e depois desse horário não será permitida a entrada. Documentos - É necessário levar documento com foto, seja ele o original ou uma fotocópia autenticada. Pode ser identidade, carteira de trabalho ou de habilitação. Além disso, é necessário apresentar a folha de respostas do questionário socioeconômico e o cartão de confirmação de inscrição, que poderá ser o entregue pelo MEC ou o impresso no site do Inep.

    Material - Não se esqueça de levar caneta esferográfica de tinta azul escura ou preta (leve mais de uma, por segurança), lápis preto nº 2 e borracha macia.

    Não pode - Não será permitida a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walk-man, gravador, mp3 ou superior, relógio com calculadora ou qualquer outro receptor ou transmissor de mensagens.

    Saída - Não é permitido que qualquer um dos participantes se ausente da sala antes de decorridas duas horas do início do exame. Após quatro horas de prova, os estudantes poderão levar o caderno de questões ao sair da sala.

    Gabaritos - Os gabaritos serão colocados no site do Enem no sábado, às 23 horas, e no domingo, por volta das 19 horas.

    Fontes: Ari Herculano de Souza, professor de História e diretor do curso Dom Bosco; Sergio Gregório da Silva, doutor em fisiologia do exercício e professor do cursos de Educação Física da UFPR; Raul Von Der Heyde, professor do departamento de Nutrição da UFPR e coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR; Luciana Albanese Valore, professora do departamento de Psicologia e coordenadora do projeto de orientação profissional da UFPR; Ministério da Educação.

    Novo Enem pede mais atenção nas questões de exatas

    Segundo Willian Saito, professor do COC, candidatos devem ficar atentos ao anunciado, tabelas e gráficos de cada questão do exame.