sábado, 1 de agosto de 2009

O que estudar para a prova de Matemática do ENEM?

  • Aritmética em N
  • Conjunto dos Números Racionais
  • Conjunto dos Números Reais
  • Unidades de Medida
  • Cálculo Algébrico
  • Matemática Comercial
  • Função
  • Função do 1º grau
  • Função do 2º grau
  • Função Modular

Geometria Plana

  • Ângulo
  • Polígonos
  • Triângulo
  • Quadriláteros
  • Circunferência e Círculo
  • Teorema de Thales
  • Semelhança de Triângulos
  • Relações Métricas no Triângulo Retângulo
  • Relações Métricas num Triângulo Qualquer
  • Relações Métricas na Circunferência
  • Área das Figuras Planas
  • Função Exponencial
  • Logaritmo
  • Polinômios
  • Análise Combinatória
  • Binômio de Newton
  • Matriz
  • Determinante
  • Sistemas Lineares
  • Progressão Aritmética e Progressão Geométrica

Geometria Espacial

  • Prisma
  • Pirâmide
  • Cilindro
  • Cone
  • Esfera

Trigonometria

  • Números Complexos
  • Equações Algébricas
  • Estudo Analítico da Reta
  • Estudo Analítico da Circunferência

Veja conteúdo de matemática do Enem

A exemplo de ciências humanas e linguagens, a área de matemática e suas tecnologias do novo Enem (Exame do Ensino Médico) também deverá exigir maior capacidade de interpretação dos enunciados.

A análise é de professores de cursinhos pré-vestibulares que tiveram acesso ao documento que orienta como deve ser elaborado o exame, divulgado na última quinta-feira.

Para a coordenadora-geral do Cursinho da Poli, Alessandra Venturi, algumas questões poderão até fornecer fórmulas, pois o objetivo será avaliar a capacidade que o estudante tem de resolver problemas por meio das únicas ferramentas de que dispõe.

Outra característica é a presença de questões com respostas múltiplas, ou seja, o estudante deverá saber, por exemplo, qual o gráfico, a porcentagem e os valores que uma pergunta pede.

Para o coordenador de matemática do Anglo Vestibulares, Glenn Albert Van Amson, de acordo com o documento elaborado pelo MEC, a área de matemática e suas tecnologias terá questões parecidas com as da prova de matemática da primeira fase da Fuvest.

"Serão enunciados que exigem interpretação e trazem problemas ligados ao cotidiano, além de cobrar também a parte teórica da matemática", explica o professor.

A exigência de mais capacidade de interpretação e contextualização do aluno, no entanto, não deverá dificultar a resolução das questões.

"Creio que o novo formato trará mudanças sutis até que o ensino médio se adapte à nova realidade", explica Amson. O professor afirma ainda que, para alguns estudantes, a interpretação poderá tornar a prova mais fácil.

Os especialistas dizem que, para o aluno se sair bem, continua sendo essencial estudar álgebra, razões, proporções, trigonometria e outras operações. O diferencial é que, como acontece na primeira fase da Fuvest, o aluno deverá iniciar a resolução da questão pelo entendimento e interpretação do texto e depois usar os conhecimentos teóricos e práticos para encontrar a resposta certa.

A matemática é considerada uma das áreas do conhecimento mais difícil de ser dominada. Por isso, os professores são unânimes em afirmar que, independentemente do estilo de pergunta, a matemática exige treino.

A prática constante de exercícios e soluções de problemas é a única forma de o estudante se manter calmo e seguro na hora do exame.

Para isso, é necessário que o aluno complemente os seus estudos nas horas vagas.

Matemática no ENEM é descomplicada

Uma das características que distinguem as provas do Enem de uma prova convencional é que não existem, propriamente, "exercícios de matemática", mas sim uma integração entre os conteúdos.

A matemática funciona, na verdade, como um instrumental para outras disciplinas, por isso somente o conhecimento de fórmulas não é o suficiente para um bom desempenho. É preciso também interpretar cuidadosamente os enunciados, pois muitas vezes a resposta está contida neles. É o que afirma a professora de matemática do Cusinho da Poli, Roseli Alves Moura.

"O aluno pode aplicar corretamente o teorema de Pitágoras, mas de nada irá adiantar tal aplicação, se a interpretação do enunciado estiver errada."

Quando não se faz uma leitura atenta dos enunciados, corre-se o risco de cair nas famosas "pegadinhas". A professora explica que, na verdade, não se tratam de pegadinhas. "Se o aluno estiver concentrado, não se deixará levar por aquilo que parece, ele irá raciocinar de maneira lógica e por dedução e eliminação resolverá o problema", salienta.

Dentre alguns conteúdos matemáticos mais cobrados nas provas do Enem estão a Geometria (Plana e Espacial), Problemas de Contagem (Probabilidade e Estatística) e principalmente o cálculo de Porcentagem.

Matemática sem grilo
Seguem algumas dicas da professora Roseli para obter bons resultados nos exercícios de matemática:

Independente de matemática ou qualquer outra disciplina, a máxima para sair-se bem nas provas do Enem é a leitura cuidadosa do enunciado para não se confundir, compreendendo, de fato, a pergunta.

Mesmo em "matemática", é importante que o aluno leia muito, pois o conhecimento geral, decorrente do hábito da leitura, pode ajudá-lo. A interpretação de textos, aliada a tudo que o aluno trouxer de conhecimento dos ensinos fundamental e médio são determinantes.

Muita atenção também quanto à leitura de gráficos e de tabelas que aparecem em quase todas as questões (independente da matemática ser ou não cobrada).

Apesar do caráter interdisciplinar das provas, algumas questões exigem do aluno uma preparação em termos de conteúdo matemático mesmo. Por isso é necessário o estudo.

Um curso preparatório seria conveniente no sentido de fornecer uma orientação de estudos e sinalização de algumas tendências. Simulados também ajudam na familiarização com as questões que serão solicitadas.

Fonte: Cursinho da Poli

Conteúdo das Provas do Novo Enem 2009 – Veja o que Estudar

Agora que as inscrições se encerraram, resta o estudante se preparar para as provas que serão realizadas nos dias 3 e 4 de outubro de 2009.

Muitos alunos estão apreensivos com o novo formato da prova que será aplicado neste ano, mas estudantes que fizeram o Simulado das provas do Novo Enem dizem que não há o que temer.

Sem dúvida as provas serão um pouco mais trabalhosas, exigindo mais conhecimentos do aluno e não fórmulas decoradas, mas quem já fez a prova nos anos anteriores não deve se preocupar, não houve muita diferença no conteúdo exigido.

O conteúdo não será muito diferente dos anos anteriores, a diferença está em saber relacionar os conhecimentos aos fatos do cotidiano, saber interdisciplinarizar as questões.

Uma dica de estudo é ficar atualizado nos noticiários e acontecimentos atuais do Brasil e do Mundo. Assistir a filmes e ir a teatros também ajudará na prova de linguagens. Ao invés de cobrar somente gramática, o novo enem irá exigir do aluno uma leitura do mundo, visão crítica e entendimento da realidade. As linguagens estarão misturadas à música, ao cinema, às artes e às tecnologias atuais.

Clique aqui e veja um acervo digital com atualidades e assuntos relevantes para quem vai prestar o Enem 2009.

Bons Estudos!

Sistema de Correção das Provas do Enem – Deixar em branco vira Erro

Na hora da Prova do Novo Enem, se um aluno não souber a resposta da questão, é preferível que ele “chute” ao invés de deixá-la em branco, revelou o Presidente do Inep, Reynaldo Fernandes.

Segundo Reynaldo, as questões deixadas em branco serão consideradas como erradas e escolhendo pelo menos um item, há chances do aluno acertar.

Apesar da prova ter o sistema “anti-chute“, que irá identificar o aluno que “chutou” muito no exame e levará em conta o padrão de respostas do estudante, ainda assim é preferível “chutar” do que deixar em branco.

O sistema de correçào utilizado é a Teoria de Resposta ao Item (TRI). O Inep dará a cada questão um grau dedificuldade. O foco será dado às questões em si e não no número de acertos do aluno.

O aluno pode até acertar mais questões que o outro mas, de acordo com as questões que ele acertou, a sua nota poderá ser menor.