quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ufba abre inscrições para o vestibular 2010

Por: George Brito, do a TARDE Começam nesta terça, 01, as inscrições para o vestibular 2010 da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Os interessados têm até o próximo dia 14 para efetuar as inscrições pela internet ou nos postos de atendimento em Salvador e no interior. As informações sobre o processo de inscrição estão no endereço eletrônico (clique aqui para acessar).

Ao todo, são 7.800 vagas distribuídas em, inicialmente, 101 cursos. Hoje, a Câmara de Graduação da universidade se reúne para definir o número de vagas disponíveis para cada curso e para avaliar a implantação de seis novos. “Há propostas, mas precisam passar pela aprovação da Câmara”, afirmou o pró-reitor da Ufba, Maerbal Marinho.

Caso sejam aprovados novos cursos, já durante o período de inscrições, eles serão divulgados no site e nos postos de atendimento, e os candidatos poderão optar por um deles até o término da inscrição.

Do total de vagas, são mais de 1,4 mil destinadas aos bacharelados interdisciplinares (BIs) e cursos superiores de tecnologia (CSTs). Há hoje quatro BIs disponíveis (artes, humanidades e ciência e tecnologia) e um CST (gestão pública e social). Todos têm três anos de duração. O primeiro é voltado para uma formação geral e o segundo para uma formação mais específica.

Enem - Para o vestibular 2010, a Ufba trouxe como novidades a seleção através da nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), com isenção de taxa, para os candidatos que se inscreverem nos BIs e CSTs.

Segundo Maerbal Marinho, foram concedidas oito mil isenções. Além dos alunos inscritos no Enem, obtiveram o benefício os candidatos provenientes de escola pública, selecionados pelo desempenho escolar, que se inscreveram nos cursos tradicionais – agora sob a rubrica de progressão linear.

Os demais candidatos devem pagar a taxa de inscrição, de R$ 85, até o dia 15. As provas da Ufba serão realizadas em 15 e 16 de novembro (primeira fase) e de 13 a 18 de dezembro (segunda fase). As provas do Enem, em 3 e 4 de outubro.

A proximidade das provas tem deixado tensa a estudante do 3º ano do Colégio Estadual Odorico Tavares Tálita Ferreira Pastorinho, 18. “Nem me fale em Enem”, avisou. Tálita se inscreveu no exame porque quer fazer o BI de ciência e tecnologia, com direcionamento para engenharia.

Tálita aponta aspectos positivos e negativos da adoção do Enem pela Ufba. “A prova é legal. É só fazer uma boa leitura que você responde tranquilo. Mas concorrer com o Brasil todo diminui nossas possibilidades”, afirmou. No Colégio Odorico Tavares, a direção reservou três sábados para discutir o Enem. “Acho positivo a Ufba adotar o exame porque o vestibular tem de mudar, se voltar para a interdisciplinaridade”, disse o detor da escola, Carlos França.

No pré-vestibular Grandes Mestres, mesmo a possibilidade de deixar de fazer a prova da Ufba e optar pelo Enem não tem atraído os alunos aos BIs. “O aluno não quer se formar em uma coisa que não tenha uma profissão no mercado”, afirmou o coordenador Paulo Almeida. “Não tenho certeza no que isso vai dar daqui a três anos”, afirmou Michael Luan da Silva, 21, que vai prestar vestibular para odontologia.

Resultado da isenção Vestibular 2010 da UESB

Preocupar-se com a situação dos estudantes, antes mesmo do seu ingresso na Universidade, tem sido uma preocupação constante das entidades públicas de Ensino Superior. A isenção, total ou parcial, do pagamento da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2010, faz parte das políticas de inclusão adotadas pela Uesb.

Puderam concorrer ao benefício alunos optantes pelo sistema de reserva de vagas ou cotas adicionais; alunos oriundos de cursos pré-vestibulares comunitários e populares; estudantes da Rede Pública de Ensino do Brasil não optantes pelo sistema de reserva de vagas ou cotas adicionais; servidores da Uesb e de outras Universidades Estaduais da Bahia e alunos do Programa Universidade Para Todos (UPT) vinculados à Uesb.

É necessário que os contemplados pela isenção da taxa de inscrição apresentem os documentos solicitados pelo Edital 069/2009 à Copeve de seus respectivos campi, entre os dias 2 e 8 de setembro.

Clique aqui e saiba mais informações sobre documentação necessária.
Confira a relação de isentos: Campus de Vitória da Conquista
Campus de Jequié



Assessoria de Comunicação