segunda-feira, 21 de setembro de 2009

MEC envia cartão de confirmação aos inscritos no Enem 2009

a Redação
Em São Paulo
O MEC (Ministério da Educação) começou, nesta segunda-feira (21), a enviar os cartões de confirmação de inscrição aos cerca de 4,5 milhões de candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. O documento contém o local das provas dos dias 3 e 4 de outubro.

  • Faça o simulado online
  • Veja quais federais vão adotar o Enem 2009 no vestibular

  • Se o estudante não receber o cartão, por conta da greve dos Correios ou de qualquer outro motivo, há alternativas para consultar o local de prova.

    Segundo a assessoria de imprensa do MEC, quem informou o número do celular, poderá receber o endereço do exame por meio de SMS. A data de envio pelo ministério ainda será definida.

    Também é possível consultar o local de prova pelo site do MEC ou por meio do telefone do Programa Fala Brasil: 0800-616161.

    Além do local de prova, o cartão de confirmação contém o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados individuais e a folha de leitura ótica do questionário sócio-econômico.

    Enem

    O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2009 terá 180 questões e tempo de duração total de 10h, sendo 4h30 no primeiro dia e 5h30 no segundo.

    No primeiro dia de exame (3/10), haverá provas de ciências da natureza e suas tecnologias e, depois, ciências humanas e suas tecnologias. Nesse dia, os candidatos terão 4h30 para resolver as questões.

    No segundo dia (4/10), serão aplicadas a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, que inclui a redação, e a prova de matemática e suas tecnologias. Os estudantes terão 5h30 para a resolução dos exames desse dia.

    Enem no vestibular

    O inscrito no Enem terá ainda o direito de participar do vestibular unificado do MEC. Ele poderá optar por cinco cursos em instituições federais e, de acordo com o desempenho, simular a posição na graduação pretendida, em comparação com as notas dos demais concorrentes.

    Além de substituir o processo seletivo pela prova do MEC, as universidades federais puderam optar ainda por outras três formas de adesão ao Enem 2009. São elas: substituir apenas a primeira fase do vestibular; combinar a nota do Enem com a nota do vestibular tradicional (nesta modalidade, a universidade fica livre para decidir um percentual do Enem que será utilizado na média definitiva); usar o Enem como fase única apenas para as vagas ociosas da universidade.

    Enem 2009: Matématica ganha mais status

    Considerada o grande ‘bicho-papão’ durante todo o período escolar, a disciplina de Matemática também ganhou um novo olhar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas para quem pensa que não vai precisar usar as tão ‘temidas’ fórmulas está enganado.

    Como todo o resto das questões do Enem, o raciocínio lógico vai estar em voga mas é durante a interpretação das questões que o aluno saberá que fórmula poderá ser aplicada.

    Para o professor de Matemática do Colégio Decisão, Brawowisky Bezerra, será fundamental a parte interpretativa. “As fórmulas não serão descartadas mas é preciso ficar atento ao que o enunciado traz. A resolução da questão deve ser iniciada pelo entendimento do texto e a partir dele aplicar os conhecimentos teóricos e práticos para chegar à resposta”, comenta o professor.

    Para ele o Enem explorará muito a parte gráfica e a de estatísticas. Questões que o professor acredita virão trazendo exemplos do cotidiano. “Sempre oriento os alunos a ler muito sobre o que está acontecendo no mundo. Porque assuntos do dia a dia serão mostrados como problemas matemáticos”, prevê. No exame nacional, que será realizado nos dias 03 e 04 de outubro, ainda é esperado Matemática financeira, analítica e espacial. Ainda há a probalidade de se reunirem mais de dois assuntos matemáticos num só enunciado. Podendo vir em um só enunciado cálculo de áreas, porcentagens e razões.

    Mas na prova da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para os que vão ter matemática entre as específicas é preciso dar uma atenção ainda maior. “Há uma presença muito forte de álgebra. Na matemática 3, que pega o pessoal da área de engenharia, o nível de cálculo é bastante elevado”, explica Bezerra. Complementando que não se pode esquecer da aritmética.

    Já nas provas da Universidade de Pernambuco (UPE) o professor de Matemática diz que ela não traz muita álgebra e trabalha quase todos os conteúdos trabalhados durante o ensino médio. “São complexos, polinômios, geometria espacial e um pouco de Matemática financeira”.