A nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é muito fácil, o que pode impedir uma avaliação mais criteriosa dos candidatos que disputam uma vaga para o Ensino Superior. Esta é a opinião de professores do Ensino Médio e cursinhos, após análise do simulado com 40 questões divulgado, na quarta-feira, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep). A prova mantém o estilo dos anos anteriores e o conteúdo foi ampliado.
O professor de Matemática do Soma, Renato Carneiro, considerou a resolução da prova muito simples e acha que haverá dificuldade em selecionar alunos para os cursos mais concorridos. Ele observa ainda que os enunciados da prova continuam muito grandes, e é possível responder à maioria das questões lendo só a pergunta.
Carneiro afirma que a prova está um pouco mais interessante e mais complexa que a aplicada no ano passado. “Essa prova teria apenas 60% do grau de dificuldade em relação à prova aplicada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Acho que a redação vai ser o grande diferencial”. Já para o professor Rogério Janop, do Unimaster, “a prova exigiu uma interpretação maior dos fatos”.
O estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Arnaldo, João Batista de Souza Júnior, 17 anos, achou interessante a divulgação das questões. “Vai ajudar o candidato a ter uma noção de qual o parâmetro da prova”. A aluna Marina Emediato, do 3º ano do Colégio Magnum Cidade Nova, já resolveu algumas questões
do simulado e destacou a importância de prestar atenção aos enunciados. “O enunciado é extenso e chega a ser cansativo. Pode ser complicado terminar a prova”.Ela achou as questões fáceis, em especial as de Matemática, e considerou as de Ciências Humanas mais abrangentes.
O diretor de Ensino do Colégio Bernoulli, Rommel Fernandes Domingos, ressalta que o conteúdo priorizado no simulado abordou questões do dia a dia. Em Matemática, por exemplo, o foco da prova foi a regra de três, juros, tabela e as fórmulas mais básicas de geometria, de áreas e volumes. Ele acha que a prova se aproxima da primeira etapa da UFMG “por baixo” e poderia substituir uma primeira etapa, mas nunca a segunda.
O professor de Português do Soma, Mário Lúcio Cortez, se disse decepcionado porque as questões divulgadas não abordaram habilidades relacionadas à dança, teatro, música e esportes, conforme previsão inicial do Ministério da Educação. Ele concorda que não houve aumento no grau de dificuldade da prova. “As questões estão facílimas, com respostas bem óbvias. O aluno deve ter preparo psicológico para aguentar a maratona de questões (180 e uma redação), que deve provocar grande cansaço mental e físico. Para o professor de Geografia do Colégio Bernoulli, Edvaldo Júnior, a prova abordou muitas questões de atualidade que lembram o estilo da UFMG, mas são mais fáceis e por isso pessoas não tão qualificadas podem tirar nota alta. O “novo” Enem acontece nos dias 3 e 4 de outubro. Dez universidades federais do Estado vão usar o exame, apenas a UFMG ainda não o adotou.
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