domingo, 16 de agosto de 2009

Dicas para se dar bem na prova do Enem

Para ter um bom desempenho no Enem é importante se dedicar e se organizar em relação aos estudos. Algumas dicas de como se organizar para estudar para o Enem pode ser decisivas: Estabeleça um tempo mínimo para reforçar os estudos, todos os dias, em casa.

Podem ser duas, três ou quatro horas. Segundo especialistas mais do que isso é cansativo e compromete a qualidade do aprendizado. Estabeleça também um intervalo de 15 minutos para comer alguma coisa leve e restabelecer as energias. Inclua em seus estudos também as disciplinas que tem mais dificuldade.

Quando sentir sono durante os estudos, descanse. Procure não estudar de madrugada, pois o cansaço é maior. Ter disciplina é fundamental para que a pessoa aprenda a cumprir todas as determinações do seu horário de estudo. Se esforce para não ligar a televisão ou rádio. Procure treinar para redação, quando estiver estudando dê atenção especial à prática de redigir, dessa forma poderá ter um bom desempenho na prova de redação.

A dinâmica do Enem

O tema da prova do Enem muda todo ano. Mas, sempre são colocados assuntos atuais, que envolve a realidade do estudante. Antes de começar a redação, a pessoa é levada a refletir sobre o tema por meio de textos de outros autores.

A dica é que ao desenvolver o tema proposto, a pessoa use os conhecimentos adquiridos
e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Escolha e organize, relacione argumentos, fatos e opiniões para defender sua forma de ver as coisas e suas propostas.

Pesquise e faça as provas realizadas em anos anteriores. Conforme professores, esta é uma boa dica para se preparar para o exame, visto que o estudante adquire familiaridade com as questões apresentadas. Seria interessante imprimir os arquivos e tentar fazer os testes em cinco horas, tempo de duração do Enem.

Para se atualizar é fundamental ler. De acordo com especialistas é importante ter atenção redobrada às notícias publicadas todos os dias em jornais, revistas e sites. E para aumentar mais ainda o conhecimento seria interessante estar atento à rádio e televisão, que exibe programas de debates sobre temas relevantes, sobre notícias do dia-a-dia que podem aparecer na prova.

O Enem é a única porta de entrada para o Prouni e agora também para universidades federais e estaduais, por isso, comece a estudar desde já para que você também possa ter a sua chance de conseguir uma bolsa de estudos.

Ficar de olho nos jornais, para estar por dentro das noticias é uma otima dica para você se dar bem no Enem 2009. Alem disso, saiba que você pode estar encontrando cursos direcionados a prova do Enem, e o que é melhor, alguns deles estao disponíveis na internet e são totalmente grátis (http://www.cursosonlinegratis.com.br). Por isso, não deixe de aproveitar, pois o seu sucesso só depende de você.

Nenhum comentário: