Prova ABC mediu quantas crianças do 3ª ano sabem somar e subtrair.
Na escola privada, 75% atingiram mínimo esperado; na pública, 32%.
Três quartos das crianças do 3º ano do ensino fundamental das escolas particulares sabem o mínimo esperado de matemática, como as operações de somar e subtrair. Já nas escolas públicas, somente uma a cada três conhece o básico do conteúdo desta disciplina nesta série (que tem em sua maioria alunos com oito anos de idade).
Estes dados foram apresentados nesta quinta-feira (25) na divulgação do
resultado da Prova ABC, que avaliou a proficiência de 6 mil alunos de
250 escolas públicas e privadas das capitais do país. A avaliação
mostrou uma diferença gritante de desempenho entre estudantes de escolas
públicas em relação aos alunos de escolas particulares.
Apenas um terço (32,58%) dos alunos da rede pública alcançou o índice
de 175 pontos que corresponde ao conhecimento esperado dos alunos desta
série segundo escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Já o desempenho na rede privada foi de 74,30%, mais que o dobro do
índice dos alunos da rede pública. Esta escala é progressiva e vai até o
terceiro ano do ensino médio (500 pontos). Na rede privada, a média foi
de 211,2 pontos. Entre as escolas públicas, o desempenho foi de 158,0
pontos.
A Prova ABC mostrou também que 25,59% dos alunos do 3º ano das escolas
particulares avaliados conseguiram um desempenho de 250 pontos, o que
significa um nível de conhecimento adiantado que lhes permitiram
alcançar a média prevista para alunos dois anos mais velhos, do 5º ano.
Já entre as crianças de escola pública, somente 3,49% conseguiu tal
desempenho (veja quadro abaixo).
Até 75 pontos | Até 100 pontos | Até 125 pontos | Até 150 pontos | Até 175 pontos (1) | Até 200 pontos | Até 225 pontos | Até 250 pontos (2) | Até 275 pontos |
98,94 | 92,78 | 80,46 | 63,09 | 42,83 | 26,96 | 14,74 | 8,92 | 3,94 |
98,64 | 90,68 | 75,70 | 55,09 | 32,58 | 17,03 | 7,12 | 3,49 | 0,98 |
99,87 | 99,25 | 95,69 | 87,67 | 74,30 | 57,44 | 38,17 | 25,59 | 13,02 |
'Sobe um e empresta um'
A prova exigiu dos alunos fazer soma de números com diferentes quantidades de algarismos, inclusive adições que exigiam o famoso “sobe um” (como por exemplo, a soma de 15 + 18, no qual a adição das unidades “cria” uma terceira dezena).
A prova exigiu dos alunos fazer soma de números com diferentes quantidades de algarismos, inclusive adições que exigiam o famoso “sobe um” (como por exemplo, a soma de 15 + 18, no qual a adição das unidades “cria” uma terceira dezena).
O mesmo foi exigido para subtrações que exigiam um conhecimento mais
específico (por exemplo, 40 – 18, no qual não se pode fazer uma
subtração simples das unidades 0 e 8). A prova exigiu ainda a resolução
de problemas como o cálculo do troco na compra de um objeto; o uso de
unidades de medidas padronizadas (litro); a identificação da quantidade
de lados de um polígono; a sequencia de números múltiplos de três (3, 6,
9, 12...)
'A culpa não é da criança', diz especialistaA
Prova ABC foi organizada pelo Todos pela Educação em parceria com o
Instituto Paulo Montenegro /Ibope, a Fundação Cesgranrio e o Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A
prova também mediu os conhecimentos das crianças em leitura e escrita.
Diante dos resultados, a diretora executiva do Todos pela Educação,
Priscila Cruz, destacou a importância principalmente das prefeituras em
investir na educação básica de suas escolas. “A culpa não é da criança.
Ela tem o direito de ter 100% do conhecimento. Sem a garantia desse
direito dificilmente teremos condições de universalizar a aprendizagem
nas demais séries da educação básica”, diz Priscila.
Para o professor Ruben Klein, consultor da Cesgranrio, é urgente a
necessidade de se promover políticas públicas de incentivo a
aprendizagem de matemática desde a alfabetização. “Esses dados apontam
que os baixos desempenhos em matemática apresentados nas pesquisas
feitas com alunos que estão terminando o ensino fundamental e,
posteriormente, o ensino médio, já começam a serem traçados nos
primeiros anos da vida escolar.
Klein salienta que alfabetização não é apenas saber ler e escrever, mas
também saber fazer contas de somar e dividir. Na opinião do consultor, a
formação de professores que trabalha na rede pública também prejudica o
desempenho dos alunos. “Muitos desses professores fizeram o curso de
pedagogia e eles próprios não aprenderam matemática corretamente. Dizem
que têm como missão ensinar a ler e a escrever. Trabalhar com matemática
é uma dificuldade para eles.”
Média de pontos em matemática e percentual de alunos que aprenderam o esperado para o 3º ano | ||||||
Rede pública | Rede privada |
Média | ||||
Região | Pontos | Percentual | Pontos | Percentual | Pontos | Percentual |
BRASIL | 158,0 | (32,6%) | 211,2 | (74,3%) | 171,1 | (42,85%) |
Norte | 145,4 | (21,9%) | 196,7 | (67,7%) | 152,6 | (28,3%) |
Nordeste | 148,9 | (25,2%) | 186,9 | (54,7%) | 158,2 | (32,4%) |
Sudeste | 161,9 | (35,6%) | 224,2 | (80,6%) | 179,1 | (47,9%) |
Sul | 171,3% | (44,5%) | 224,9 | (86,3%) | 185,6 | (55,7%) |
Centro-Oeste | 167,1 | (40,6%) | 204,2 | (78,9%) | 176,5 | (50,3%) |
Fonte: Prova ABC; Todos Pela Educação; Ibope; Fundação Cesgranrio; Inep |
Aprendizado sequencial
Para Elon Lages Lima, pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o aprendizado da criança com os números e as operações matemáticas são a base para uma boa educação e organização de métodos de aprendizagem. “Para estudar matemática precisa de certos hábitos de disciplina, organização, interesses e organização”, destaca Lima.
Para Elon Lages Lima, pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o aprendizado da criança com os números e as operações matemáticas são a base para uma boa educação e organização de métodos de aprendizagem. “Para estudar matemática precisa de certos hábitos de disciplina, organização, interesses e organização”, destaca Lima.
“Estudo da matemática requer esses hábitos. É um estudo sequencial. No
estudo de história o aluno pode errar ao dizer que Cristóvão Colombo
descobriu o Brasil, mas pode aprender que Dom Pedro I proclamou a
Independência. Agora, em matemática, se a criança não souber somar ou
subtrair não vai aprender a multiplicar e dividir. E não vai aprender as
equações exigidas nas séries seguintes.”
Leal também vê no investimento na formação dos professores um problema
crônico da educação brasileira. “As escolas públicas são mal
remuneradas, professores são os que se submetem a salário aviltante.
Mesmo assim, para se saber a matemática elementar não é preciso nenhum
dom especial.”
Em nota, Malvina Tuttman, presidente do Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério
da Educação, afirma que "a Prova ABC mostra qual é o estágio do processo
de alfabetização do país e desafia o MEC a investir mais ainda nos três
primeiros anos do ensino fundamental com o objetivo de cumprir a meta
do Plano Nacional de Educação".
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