quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ufba abre inscrições para o vestibular 2010

Por: George Brito, do a TARDE Começam nesta terça, 01, as inscrições para o vestibular 2010 da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Os interessados têm até o próximo dia 14 para efetuar as inscrições pela internet ou nos postos de atendimento em Salvador e no interior. As informações sobre o processo de inscrição estão no endereço eletrônico (clique aqui para acessar).

Ao todo, são 7.800 vagas distribuídas em, inicialmente, 101 cursos. Hoje, a Câmara de Graduação da universidade se reúne para definir o número de vagas disponíveis para cada curso e para avaliar a implantação de seis novos. “Há propostas, mas precisam passar pela aprovação da Câmara”, afirmou o pró-reitor da Ufba, Maerbal Marinho.

Caso sejam aprovados novos cursos, já durante o período de inscrições, eles serão divulgados no site e nos postos de atendimento, e os candidatos poderão optar por um deles até o término da inscrição.

Do total de vagas, são mais de 1,4 mil destinadas aos bacharelados interdisciplinares (BIs) e cursos superiores de tecnologia (CSTs). Há hoje quatro BIs disponíveis (artes, humanidades e ciência e tecnologia) e um CST (gestão pública e social). Todos têm três anos de duração. O primeiro é voltado para uma formação geral e o segundo para uma formação mais específica.

Enem - Para o vestibular 2010, a Ufba trouxe como novidades a seleção através da nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), com isenção de taxa, para os candidatos que se inscreverem nos BIs e CSTs.

Segundo Maerbal Marinho, foram concedidas oito mil isenções. Além dos alunos inscritos no Enem, obtiveram o benefício os candidatos provenientes de escola pública, selecionados pelo desempenho escolar, que se inscreveram nos cursos tradicionais – agora sob a rubrica de progressão linear.

Os demais candidatos devem pagar a taxa de inscrição, de R$ 85, até o dia 15. As provas da Ufba serão realizadas em 15 e 16 de novembro (primeira fase) e de 13 a 18 de dezembro (segunda fase). As provas do Enem, em 3 e 4 de outubro.

A proximidade das provas tem deixado tensa a estudante do 3º ano do Colégio Estadual Odorico Tavares Tálita Ferreira Pastorinho, 18. “Nem me fale em Enem”, avisou. Tálita se inscreveu no exame porque quer fazer o BI de ciência e tecnologia, com direcionamento para engenharia.

Tálita aponta aspectos positivos e negativos da adoção do Enem pela Ufba. “A prova é legal. É só fazer uma boa leitura que você responde tranquilo. Mas concorrer com o Brasil todo diminui nossas possibilidades”, afirmou. No Colégio Odorico Tavares, a direção reservou três sábados para discutir o Enem. “Acho positivo a Ufba adotar o exame porque o vestibular tem de mudar, se voltar para a interdisciplinaridade”, disse o detor da escola, Carlos França.

No pré-vestibular Grandes Mestres, mesmo a possibilidade de deixar de fazer a prova da Ufba e optar pelo Enem não tem atraído os alunos aos BIs. “O aluno não quer se formar em uma coisa que não tenha uma profissão no mercado”, afirmou o coordenador Paulo Almeida. “Não tenho certeza no que isso vai dar daqui a três anos”, afirmou Michael Luan da Silva, 21, que vai prestar vestibular para odontologia.

Nenhum comentário: