sábado, 5 de setembro de 2009

Aulas preparatórias para o novo ENEM pela internet

Mais de 500 mil estudantes do Ensino Médio que farão a prova do ENEM, marcada para os dias 3 e 4 de outubro, estão driblando a ansiedade na corrida contra o tempo com um novo recurso, o Projeto Enem Positivo. Ele é formado por um pacote de 128 aulas audiovisuais, para serem acessadas via internet, e material didático impresso, cujo conteúdo é totalmente adaptado para a nova prova.

Além de explicações sobre a metodologia que será utilizada pelo Ministério da Educação (MEC) no novo modelo do ENEM, essas aulas contemplam a resolução de exercícios com conteúdos dos quatro grandes grupos nos quais as questões do exame se basearão: Linguagens, códigos e suas tecnologias (24 aulas), Matemática e suas tecnologias (24 aulas), Ciências Humanas e suas tecnologias (28 aulas) e Ciências da natureza e suas tecnologias (52 aulas).

A principal vantagem para os vestibulandos, que precisam ver todo o conteúdo do Ensino Médio até outubro, é o fato de poderem acessar as aulas conforme a disponibilidade de tempo. De acordo com Renato Ribas Vaz, diretor-geral do Curso Positivo, de Curitiba (PR) e responsável por uma parte desse projeto, nem todos terão horário livre para estudar em contraturno a fim de adiantar esse aprendizado. “Com o projeto, entretanto, eles poderão acessar às vídeoaulas de casa”, explica Vaz.

A preparação do material ocorreu durante os meses de julho e agosto, quando 26 professores do Curso Positivo se mobilizaram para, em estúdio especialmente preparado com esse intuito, gravarem as 128 aulas com conteúdos do Ensino Médio que compõem o material. Desde o dia 3 de agosto, os cerca de 5 mil alunos do curso pré-vestibular da capital paranaense já estão usufruindo das vídeoaulas acessando-as por meio do site da instituição.

Já alunos de 2,1 mil escolas privadas, espalhadas pelo Brasil, também têm acesso ao Projeto Enem Positivo por meio do Portal Positivo (www.portalpositivo.com.br), disponibilizado aos alunos das escolas conveniadas ao Sistema de Ensino Positivo, que utilizam a metodologia dos professores fundadores do Gupo Positivo. Outra parcela de vestibulandos, que estudam nas escolas plugadas ao Portal Educacional (www.educacional.com.br), criado e mantido pela divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática, também contam com os benefícios desse projeto através do que chamaram de Enem Tube.

Além das vídeoaulas na internet, o Portal Educacional - ambiente de conhecimento, ensino e aprendizagem que tem como objetivo transformar a informação em conhecimento e estimular o uso de tecnologias inovadoras - permitirá aos alunos fazer o download do conteúdo das aulas em PDF, além de disponibilizar o acesso a links, simuladores e outras ferramentas multimídia que irão enriquecer o estudo das disciplinas.

Os estudantes ainda poderão participar de um simulado exclusivo para testarem seus conhecimentos antes do exame, assim como terão a oportunidade de conferir a correção das provas do Enem 2009 nos mesmos dias em que elas acontecerem, logo após o encerramento. Para esclarecimento de dúvidas, uma equipe de professores exclusivos estará online, à disposição dos alunos

Nenhum comentário: