quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Dicas sobre o novo Enem


Pra você que vai prestar o Enem, as nossas dicas variam de estudar a estudar. Isso mesmo, o novo Enem vem muito mais dificultado para você que vai prestá-lo, então é muito bom você ter em mente que estudar é quase indispensável para essa prova que agora vale como um ingresso para a universidade e você não pode deixar de fazer.

As dicas sobre o novo Enem, você pode estar vendo abaixo.

-Estude muito sobre essas 4 áreas: português, matemática, exatas e humanas.
-Desenvolva diversos tipos de redações.
-Busque se informar das atualidades.
-Prepare-se para um longa jornada, e esqueça o chute, o Enem desse ano não vai ter opções para chute, todas as respostas estarão corretas, mas só uma será a válida pelo exame.
-tenha memória fotográfica para ler revistas e textos, e se concentrar na prova.

1. Para não perder a hora e aparecer chorando no jornal do dia seguinte com o portão da escola fechado atrás de você, conheça o local da prova antes. “De preferência no final de semana anterior, para saber o percurso e encarar o mesmo trânsito do dia da prova”, aconselhou o professor Mateus Prado.

2. O Enem não cobra matérias. Ele dá situações-problema para que você resolva. E em uma questão podem ser cobrados, ao mesmo tempo, conhecimentos de biologia e química, por exemplo. Então, nada melhor do que ver as provas anteriores (no site oficial) ou então um simulado, como este disponível no site do Guia do Estudante.

3. A leitura diária de jornais e revistas é muito importante, pois o Enem pede um grande nível de conhecimentos gerais. “O que aparece bastante também é a interpretação de tabelas, gráficos e imagens”, indica a coordenadora pedagógica Alessandra Venturi. Então, já fique sabendo que Obama e a crise econômica devem cair na prova!

4. Escreva bastante e treine a produção de textos. Com a confirmação dessas mudanças no ENEM, a redação deve ter um peso maior.

5. Não estude até o último minuto antes da prova. Tire pelo menos um dia para relaxar. Vá ao cinema, caminhe, saia com os amigos e procure dormir mais cedo do que o normal na noite anterior a prova. Então, se divirta, mas nada de ir para a balada, hein!

6. Encha seu mp3 player de músicas bacanas e vá ouvindo no caminho. Mas tome cuidado para não colocar músicas muito agitadas ou mesmo ouvir muito alto. Fazer prova com a adrenalina lá em cima não dá, né?

7. Leve uma garrafinha d’água e uma barra de cereal ou chocolate. Não leve comida. Marmita não combina com o Enem. Procure não levar salgadinho com aquelas embalagens barulhentas, o que irrita profundamente quem está fazendo a prova do seu lado.

8. Não fique relendo demais as questões, por dois motivos: Pode sobrar pouco tempo para a redação ou então seu cérebro pode dar um nó e você pode duvidar da resposta de uma questão simples. “Leu? Entendeu? Responda e passe pra próxima”, disse Dayane Pereira da Silva, que cursa Direito com bolsa do PROUNI, programa que usa a nota do Enem como ranking.

9. “Comecei a prova pela redação e demorei em torno de 2h30 para terminá-la. Infelizmente fui obrigado a chutar 15 questões devido ao tempo limitado de prova”, afirmou Matheus Bennermann dos Santos, aprovado em medicina em Caxias do Sul, numa universidade particular que utiliza a nota do Enem. Para não correr o mesmo risco que o Matheus, comece pelas questões objetivas e não se esqueça da dica 8.

10. Por fim, passe as questões objetivas para o gabarito com atenção. Afinal, não adianta acertar na prova e errar no gabarito.

Nenhum comentário: